Curso de pós-graduação em gestão da assistência farmacêutica (2010-2015): descrição e análise do perfil dos egressos e de elementos do plano operativo
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179004 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2017. |
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Curso de pós-graduação em gestão da assistência farmacêutica (2010-2015): descrição e análise do perfil dos egressos e de elementos do plano operativoFarmáciaAssistência FarmacêuticaEstudo e ensinoEducação em saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2017.Introdução: O fortalecimento da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ficou evidenciado a partir do final da década de 1990, com a reorganização política, administrativa e de formação de recursos humanos. Alguns marcos dessa reestruturação são: a Política Nacional de Medicamentos; a Política Nacional de Assistência Farmacêutica; o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica; a Política Nacional de Recursos Humanos para o SUS; a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; e o Pacto em Defesa da Vida e seus desdobramentos em defesa do SUS. No âmbito do Ministério da Saúde, a criação das Secretarias da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, na qual situa-se o Departamento de Assistência Farmacêutica, também foram fundamentais para a área. A qualificação profissional foi considerada estratégica e, nesse sentido, a oferta do curso de Gestão da Assistência Farmacêutica, por sua abrangência nacional, em larga escala, foi, também, considerada um marco importante. Entre as estratégias pedagógicas do curso, foi proposto o desenvolvimento de um Plano Operativo (PO), específico para enfrentamento de um problema priorizado no local de atuação do estudante. Essa atividade proporcionou uma visão da situação da Assistência Farmacêutica em diferentes realidades do país. Objetivo: Analisar os dados do curso de Gestão da Assistência Farmacêutica, especialmente no que diz respeito ao perfil dos farmacêuticos capacitados e seus locais de atuação. Metodologia: Inicialmente, foi realizada uma análise documental para descrição da proposta pedagógica do curso. A partir dos bancos de dados do curso, foi realizado o levantamento dos estudantes aprovados e feita uma análise do perfil dos profissionais. A partir da análise dos Planos Operativos, foi realizada a categorização e análise dos problemas priorizados no desenvolvimento dessa atividade. Para descrever o curso de Gestão da Assistência Farmacêutica foi utilizada uma abordagem qualitativa na apresentação da estrutura organizacional e pedagógica. Na definição do perfil, foi utilizada a ferramenta tabela dinâmica do software Microsoft Excel® para tabulação e análise descritiva dos dados. Na descrição e categorização dos problemas priorizados, foi utilizada abordagem qualitativa de análise documental e abordagem quantitativa pelo teste de qui quadrado de Pearson, utilizando o software STATA SE 11.2 para determinar a diferença estatística entre as categorias e as variáveis que representavam as características dos municípios de origem dos estudantes. Resultados: O perfil dos estudantes aprovados no curso de Gestão da Assistência Farmacêutica mostra que a maioria deles é mulher, jovem, contratada por meio de concurso público, vinculada a município de alto índice de desenvolvimento humano (IDHM). Ao final, foram capacitados 2.500 farmacêuticos, dos quais 2.472 receberam o título de especialista, 12 foram capacitados em estudos de aprofundamento e 16, na modalidade aperfeiçoamento. O curso foi ofertado em duas edições, que aconteceram entre os anos de 2010 e 2015, com polos regionais presenciais, distribuídos em todas as regiões do país. Foi organizado em módulos, sendo que o módulo Gestão da Assistência Farmacêutica foi transversal ao curso. O processo de seleção dos estudantes e os critérios de estabelecimento das vagas foram independentes nas duas edições. Os problemas priorizados pelos estudantes, durante a construção do plano operativo, foram categorizados de acordo com as ideias-chave de cada um. As categorias e suas respectivas frequências consistiram em: recursos humanos (12%), infraestrutura (25%), acesso (27%), e serviços farmacêuticos (36%). Foram encontradas diferenças estatísticas entre as categorias e as variáveis IDHM, região geográfica, porte do município de origem do estudante, tipo de vínculo. Já, na análise entre as categorias e a esfera de vínculo, não foram encontradas diferenças estatísticas. Espera-se que os resultados fortaleçam a Assistência Farmacêutica e fomentem novas iniciativas de capacitação profissional.<br>Abstract : Introduction: The strengthening of the Pharmaceutical Services in the Brazilian Unified Health System (SUS) is evidenced in the late 1990s with the political and administrative reorganization and the human resources training. Some milestones from this restructuring are the National Medicines Policy, the National Policy on Pharmaceutical Services, the National Program of Pharmaceutical Services Qualification, the National Human Resources Policy for the SUS, the National Policy of Permanent Education in Health, the Pact in Defense of Life and its developments in defense of SUS. The creation, in the scope of the Brazilian Ministry of Health, of the Secretariat of Labor Management and Health Education and the Secretariat of Science, Technology and Strategic Inputs, in which the Department of Pharmaceutical Services is located, were also fundamental for the area. The professional qualification was considered strategic and, in this sense, the offer of the Pharmaceutical Services Management Course, due to its national coverage, on a large scale, was an important milestone. Among the pedagogical strategies of the Course, the development of an Operational Plan was proposed to face a priority problem in the student's place of work. This activity provided a perspective of the pharmaceutical services situation in different realities of the country. Objective: Analyze the data of the Pharmaceutical Services Management Course, especially regarding the profile of the qualified pharmacists and their workplace. Methodology: A documentary analysis was carried out to describe the pedagogical proposal of the Course. From the data base of the Course, the survey of the approved ones was carried out and an analysis of the professionals' profile. From the Operational Plans analysis, the prioritized problems were categorized and analyzed in the development of this activity. To describe the Pharmaceutical Services Management Course, a qualitative approach was used in the presentation of the organizational and pedagogical structure. In the profile definition, the dynamic table tool from the Microsoft Excel® software was used for tabulation and descriptive data analysis. In the description and categorization of the prioritized problems, a qualitative approach of documentary analysis and a quantitative approach by the Pearson chi-square test, using the STATA SE 11.2 software was made to determine the statistical difference between the categories and the variables that represented the characteristics of the students' citys. Results: The profile of the approved students in the Pharmaceutical Services Management Course was composed mostly by women, young people, contracted through a public tender process, linked to a municipality with high human development index. At the end, 2,500 pharmacists were trained, of which 2,472 received the specialist title, 12 were trained in deepening studies and 16 in the improvement modality. The Course was offered in two editions that took place between the years 2010 and 2015 with regional poles distributed in all regions of the country. Was organized into modules and the pharmaceutical services management module was transversal to the Course. The students' selection process and the establishment criteria of the vacancies were independent in both editions. The prioritized problems by the students during the construction of the operational plan were categorized according to their key ideas. The categories and their respective frequencies were: human resources (12%), infrastructure (25%), access (27%) and pharmaceutical services (36%). Statistical differences were found between the categories and the variables "Municipal Human Development Indexes (IDHM)", "geographical region", "municipality size", "employment bond". No statistical differences were found in the analyse between the categories and the levels of government. The results are expected to strengthen the Pharmaceutical Services and foment new professional training initiatives.Farias, Mareni RochaUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Mônica Cristina Nunes da2017-09-05T04:14:44Z2017-09-05T04:14:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 p.| il., tabs.application/pdf346995https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179004porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:14:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179004Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:14:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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