Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Katiuce Alves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176669
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Florianópolis, 2016.
id UFSC_6917bca226410e1998d1145efae5cf4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o cursoFarmáciaEnsino à distânciaAssistência FarmacêuticaGestão em saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Florianópolis, 2016.O crescimento do investimento público em assistência farmacêutica tem exigido cada vez mais qualificação dos serviços farmacêuticos. A inclusão de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) associada à necessidade de uma educação permanente em saúde permite atribuir a Educação a Distância (EaD), na qual se manifesta como uma alternativa profissional. A flexibilização da EaD auxilia no processo de aprendizagem em uma educação contextualizada e descentralizada. O objetivo geral do presente estudo foi apresentar o perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e sua percepção sobre o curso na gestão da assistência farmacêutica, na segunda edição do curso de Pós-Graduação a distância. Esta pesquisa foi descritiva e de caráter transversal e quantitativa com uma população de farmacêuticos matriculados para a segunda edição do curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD, ofertado 1.600 vagas pela UFSC. No total foram entrevistados 1.453 (95,4%) farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 70 (4,6%) eram docentes em cursos de graduação. Encontrou-se associação entre o nível de curso e a aprovação final do estudante, sendo que os matriculados na especialização, estudantes participantes de polos do curso situados na região sudeste, que já tinham participado em um curso de educação a distância e que tinham boa conexão à internet tiveram maior probabilidade de aprovar no curso. Além disso, observou-se que os estudantes com idades entre 35 e 39 anos e os que tinham mais de três empregos tiveram menor probabilidade de aprovação. Mais de 90% dos alunos em todas as regiões avaliaram os conteúdos e estratégias pedagógicas do curso como positivos para seu processo de aprendizagem e aplicáveis a sua realidade de trabalho. Os farmacêuticos que buscaram capacitação na segunda edição do curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - Ead enfrentam diversas condições de trabalho e barreiras para atender à educação permanente e avaliam de forma altamente positiva o seu processo de aprendizagem e aplicação na realidade profissional do curso de Gestão em Assistência Farmacêutica educação a distância.<br>Abstract : The growth of public investment in pharmaceutical care has increasingly required the qualification of pharmaceutical services. The inclusion of new information and communication technologies (ICTs) associated with the need for a permanent education in health allows assigning distance education (EaD), in which it is manifested as a professional alternative. Flexibility of EAD helps the learning process in contextualized and decentralized education. The general objective of the present study was to present the profile of pharmacists who participated in a training for the management of pharmaceutical care and their perception of the course in the management of pharmaceutical care in the second edition of the Distance Graduate course. This research was descriptive and transversal and quantitative with a population of pharmacists enrolled for the second edition of the Management of Pharmaceutical Assistance Management, offered 1,600 places by UFSC. A total of 1,453 (95.4%) pharmacists from the Unified Health System (SUS) were interviewed, and 70 (4.6%) were teachers in undergraduate courses. An association was found between the level of the course and the final approval of the student, and those enrolled in the specialization, students participating in the course centers located in the southeast region, who had already participated in a distance education course and who had a good connection Have been more likely to pass the course. In addition, it was observed that students between the ages of 35 and 39 and those with more than three jobs were less likely to pass. More than 90% of students in all regions evaluated the content and pedagogical strategies of the course as positive for their learning process and applicable to their work reality. Pharmacists who sought training in the second edition of the Pharmaceutical Assistance Management course - EAD face various working conditions and barriers to attending permanent education and evaluate in a highly positive way their learning process and application in the professional reality of the Management course in Pharmaceutical Assistance distance education.Leite, Silvana NairFarias, Mareni RochaUniversidade Federal de Santa CatarinaCastro, Katiuce Alves de2017-06-27T04:07:25Z2017-06-27T04:07:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il., tabs.application/pdf345766https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176669porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T04:07:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:07:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
title Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
spellingShingle Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
Castro, Katiuce Alves de
Farmácia
Ensino à distância
Assistência Farmacêutica
Gestão em saúde
title_short Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
title_full Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
title_fullStr Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
title_full_unstemmed Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
title_sort Perfil dos farmacêuticos que participaram de uma capacitação para a gestão da assistência farmacêutica e a sua percepção sobre o curso
author Castro, Katiuce Alves de
author_facet Castro, Katiuce Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Silvana Nair
Farias, Mareni Rocha
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Katiuce Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Farmácia
Ensino à distância
Assistência Farmacêutica
Gestão em saúde
topic Farmácia
Ensino à distância
Assistência Farmacêutica
Gestão em saúde
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-06-27T04:07:25Z
2017-06-27T04:07:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345766
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176669
identifier_str_mv 345766
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652391412662272