Robô Solucionador de Sudoku

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felisberto, Thiago Zanivan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160430
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação.
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spelling Robô Solucionador de SudokuEngenharia de Computaçãosudokuvisão de máquinaprocessamento digital de imagensrobóticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação.Os avanços tecnológicos dos dispositivos de aquisição de imagens, aliados ao crescente aprimoramento do hardware computacional, estão impulsionando o desenvolvimento dos sistemas de visão de máquina. Estes sistemas são atualmente empregados para solucionar problemas de naturezas diversas, em áreas como medicina, biologia e, em especial, na indústria. Este trabalho apresenta o projeto de um robô, construído exclusivamente com peças de LEGO, capaz de solucionar jogos de Sudoku escritos em papel. Trata-se de um plotador cartesiano controlado por um sistema de visão de máquina. O projeto visa introduzir princípios, modelos e aplicações dos sistemas de visão. O processo executado pelo robô inicia-se com a captura de uma imagem do seu espaço de trabalho, utilizando-se de uma webcam. A imagem capturada é então analisada pelo sistema de visão, que identifica o jogo, interpreta-o e o soluciona em memória. Finalmente, a solução é escrita pelo robô por meio de uma caneta acoplada ao seu elemento terminal.Technological advances in image acquisition devices, combined with the increasingly improvements in computer hardware, are boosting the development of machine vision systems. These systems are currently employed to solve a lot of problems, in areas such as medicine, biology and particularly in the industry. This paper presents the design of a Sudoku solver robot that was built exclusively with LEGO bricks. It consists of a plotter printer, controlled by a machine vision system. The project aims to introduce principles, models and applications of vision systems. The process executed by the robot starts capturing an image of its workspace with a webcam. The captured image is then analyzed by the vision system, which identifies the game, interprets and solves it. Finally, the solution is written by the robot with a pen that is attached to its terminal element.Araranguá, SCOurique, Fabrício de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaFelisberto, Thiago Zanivan2016-04-08T17:02:18Z2016-04-08T17:02:18Z2016-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis144 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160430porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-08T17:02:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160430Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-08T17:02:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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