AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOASSI, RAMONA FERNANDA CERIOTTI
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SOUZA, JULIANA MACIEL, BERGGRAV, EVANISE, PURPER, LILIAN BOTTARO, RÖSING, CASSIANO KUCHENBECKER
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25947
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar como está se desenvolvendo o processo de reestruturação curricular na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na perspectiva dos estudantes. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestres. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e a aplicação de questionários semiestruturados (questões abertas e fechadas). Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS Statistics e da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (88,5%), sendo 69,2% do sexo feminino, com idade entre 20 e 25 anos (74,7%). Cerca de 85% dos estudantes acreditam estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado de trabalho. Como potencialidades, os estudantes assinalam o atual currículo que enfatiza a humanização da saúde e destacam a qualidade da formação dos professores. Os estudantes apontaram fragilidades na integração entre disciplinas e, nas clínicas integradas, apontam problemas em relação ao processo avaliativo. Sugerem que o currículo seja avaliado continuamente, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento.
id UFSC_e88893a73061ba927f6ebefd82ad5713
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25947
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTESO objetivo deste estudo foi avaliar como está se desenvolvendo o processo de reestruturação curricular na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na perspectiva dos estudantes. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestres. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e a aplicação de questionários semiestruturados (questões abertas e fechadas). Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS Statistics e da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (88,5%), sendo 69,2% do sexo feminino, com idade entre 20 e 25 anos (74,7%). Cerca de 85% dos estudantes acreditam estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado de trabalho. Como potencialidades, os estudantes assinalam o atual currículo que enfatiza a humanização da saúde e destacam a qualidade da formação dos professores. Os estudantes apontaram fragilidades na integração entre disciplinas e, nas clínicas integradas, apontam problemas em relação ao processo avaliativo. Sugerem que o currículo seja avaliado continuamente, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento.INPEAU2012-09-19T18:29:21Z2012-09-19T18:29:21Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25947TOASSI, RAMONA FERNANDA CERIOTTISOUZA, JULIANA MACIELBERGGRAV, EVANISEPURPER, LILIAN BOTTARORÖSING, CASSIANO KUCHENBECKERporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:24:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25947Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:24:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
title AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
spellingShingle AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
TOASSI, RAMONA FERNANDA CERIOTTI
title_short AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
title_full AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
title_fullStr AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
title_sort AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
author TOASSI, RAMONA FERNANDA CERIOTTI
author_facet TOASSI, RAMONA FERNANDA CERIOTTI
SOUZA, JULIANA MACIEL
BERGGRAV, EVANISE
PURPER, LILIAN BOTTARO
RÖSING, CASSIANO KUCHENBECKER
author_role author
author2 SOUZA, JULIANA MACIEL
BERGGRAV, EVANISE
PURPER, LILIAN BOTTARO
RÖSING, CASSIANO KUCHENBECKER
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOASSI, RAMONA FERNANDA CERIOTTI
SOUZA, JULIANA MACIEL
BERGGRAV, EVANISE
PURPER, LILIAN BOTTARO
RÖSING, CASSIANO KUCHENBECKER
description O objetivo deste estudo foi avaliar como está se desenvolvendo o processo de reestruturação curricular na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na perspectiva dos estudantes. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestres. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e a aplicação de questionários semiestruturados (questões abertas e fechadas). Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS Statistics e da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (88,5%), sendo 69,2% do sexo feminino, com idade entre 20 e 25 anos (74,7%). Cerca de 85% dos estudantes acreditam estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado de trabalho. Como potencialidades, os estudantes assinalam o atual currículo que enfatiza a humanização da saúde e destacam a qualidade da formação dos professores. Os estudantes apontaram fragilidades na integração entre disciplinas e, nas clínicas integradas, apontam problemas em relação ao processo avaliativo. Sugerem que o currículo seja avaliado continuamente, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T18:29:21Z
2012-09-19T18:29:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25947
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043681747206144