AVALIAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ODONTOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25947 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar como está se desenvolvendo o processo de reestruturação curricular na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na perspectiva dos estudantes. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestres. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e a aplicação de questionários semiestruturados (questões abertas e fechadas). Os dados foram analisados por meio do software IBM SPSS Statistics e da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (88,5%), sendo 69,2% do sexo feminino, com idade entre 20 e 25 anos (74,7%). Cerca de 85% dos estudantes acreditam estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado de trabalho. Como potencialidades, os estudantes assinalam o atual currículo que enfatiza a humanização da saúde e destacam a qualidade da formação dos professores. Os estudantes apontaram fragilidades na integração entre disciplinas e, nas clínicas integradas, apontam problemas em relação ao processo avaliativo. Sugerem que o currículo seja avaliado continuamente, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento. |
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