Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130631 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_e8a61e76db8c07dc376ba7081b12fad3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130631 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de FlorianópolisAprendizagem organizacionalCinco Disciplinas de Peter SengeBandas de Música MilitatesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este trabalho tem como objetivo geral verificar se a Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis promove a aprendizagem organizacional através da manifestação das cinco disciplinas de Peter Senge e de sua liderança. Trata-se de um estudo de caso descritivo que empregou métodos predominantemente quantitativos, através de questionários, a fim de verificar a manifestação das cinco disciplinas de Peter Senge e da liderança como propulsora da aprendizagem organizacional. Porém, técnicas de observação participante e análise documental (caracteristicamente qualitativas) serviram para levantar um breve histórico da Base Aérea e da Banda de Música — como também verificar a estrutura da Banda. Além disso, as técnicas citadas complementaram a discussão dos resultados quantitativos. Constatou-se que a Banda de Musica é classificada como linear por apresentar características inerentes a este tipo de classificação: autoridade linear, linhas formais de comunicação, centralização das decisões e aspecto piramidal. Na disciplina de Domínio Pessoal as unidades de análise— autoconhecimento; objetivo pessoal; e habilidades e competências — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 4,39 e 87,78% respectivamente. Na disciplina de Modelos Mentais as unidades de análise que apresentaram manifestação positiva forma "abertura a criticas construtivas" e "idéias e valores". 0 uso excessivo do "resgate de lições passadas" na Banda de Música apresentou-se como uma manifestação negativa desta disciplina — uma vez que a abertura a novas proposições e idéias e o abandono de técnicas passadas é fundamental, segundo Senge (1998), para a inclusão e pratica da disciplina de Modelos Mentais no ambiente organizacional. Entretanto, esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação positiva de 2,99 e 59,78% respectivamente. Na disciplina de Visão Compartilhada as unidades de análise— participação e comprometimento; aceitação; e objetivo pessoal versus objetivo organizacional — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 3,90 e 79,93% respectivamente. Na disciplina de Aprendizagem em Equipe as unidades de análise— práticas do diálogo e da discussão; abertura e transparência na comunicação; e compartilhamento de idéias — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 4,27 e 85,41% respectivamente. Na disciplina de Pensamento Sistêmico as unidades de análise—visão do todo; transformação das visões em realidade; e criatividade e inovação — apresentaram ocorrência positiva segundo os critérios adotados neste trabalho. Esta categoria de análise apresentou média e percentual final de manifestação de 4,28 e 85,56% respectivamente. Observou-se, também, que a liderança da Banda de Música através das unidades de análise propostas neste trabalho (humildade interfuncional, comunicação, senso de regência, gerenciamento da rotina e líder como gerente da aprendizagem) promove a Aprendizagem Organizacional — apesar de operar em um ambiente militar (predominantemente inflexível).Florianópolis, SCZanella, Liane Carly HermesUniversidade Federal de Santa Catarina.Dias, Betovem2015-03-13T17:39:24Z2015-03-13T17:39:24Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis114 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130631porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-13T17:39:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130631Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-13T17:39:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
title |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis Dias, Betovem Aprendizagem organizacional Cinco Disciplinas de Peter Senge Bandas de Música Militates |
title_short |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
title_full |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
title_sort |
Aprendizagem organizacional: um estudo de caso na Banda de Musica da Base Aérea de Florianópolis |
author |
Dias, Betovem |
author_facet |
Dias, Betovem |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanella, Liane Carly Hermes Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Betovem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Cinco Disciplinas de Peter Senge Bandas de Música Militates |
topic |
Aprendizagem organizacional Cinco Disciplinas de Peter Senge Bandas de Música Militates |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-03-13T17:39:24Z 2015-03-13T17:39:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130631 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652189244063744 |