Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130843 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_e91aee98a727f0534159b2585eaa5600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130843 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogiasEducaçãoEducação científica e tecnológicaCitologiaEstudo e ensinoLivros didaticosLinguagemAnalogiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e TecnológicaO presente trabalho teve como objetivo central investigar o uso e o funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia, enfocando conceitos/fenômenos de citologia. Nossas análises são permeadas por discussões que levam em conta a linguagem em uma perspectiva discursiva, tomando como referencial teórico/metodológico a Análise de Discurso francesa. Apontamos para as condições de produção do livro didático, abordando questões relacionadas à sua linguagem e a relação com a construção de sentidos. Em um segundo momento, focamos nosso olhar sobre as analogias presentes no material de análise. Nossos resultados apontam para diferenças no modo de funcionamento das mesmas ao longo dos textos. Entre as principais evidências, constatamos o uso de analogias mascarado por uma intenção de linguagem científica, sua naturalização nos textos, produzindo um apagamento das mesmas e a tentativa de proximidade com o leitor por meio de uma linguagem mais próxima da comum.FlorianópolisSouza, Suzani CassianiUniversidade Federal de Santa CatarinaGiraldi, Patricia Montanari2015-03-18T19:58:18Z2015-03-18T19:58:18Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf221324https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130843porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-18T19:58:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130843Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T19:58:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias |
title |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias |
spellingShingle |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias Giraldi, Patricia Montanari Educação Educação científica e tecnológica Citologia Estudo e ensino Livros didaticos Linguagem Analogia |
title_short |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias |
title_full |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias |
title_fullStr |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias |
title_full_unstemmed |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias |
title_sort |
Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias |
author |
Giraldi, Patricia Montanari |
author_facet |
Giraldi, Patricia Montanari |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giraldi, Patricia Montanari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Citologia Estudo e ensino Livros didaticos Linguagem Analogia |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Citologia Estudo e ensino Livros didaticos Linguagem Analogia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2015-03-18T19:58:18Z 2015-03-18T19:58:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
221324 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130843 |
identifier_str_mv |
221324 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652327710621696 |