Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Marisol da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251696
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
id UFSC_e9244ca2b5b92720069d8a3927534571
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251696
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científicoEngenharia e gestão do conhecimentoMarketingYoutube (Recurso eletrônico)Disseminação seletiva da informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.Este estudo examina a relevância do marketing do conhecimento e a utilização do Youtube como meio de difusão do conhecimento científico gerado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC). O objetivo desta dissertação é determinar o papel do Youtube no marketing do conhecimento científico gerado pelo PPGEGC. A pesquisa começa com uma análise teórica do marketing do conhecimento e da disseminação científica em plataformas digitais, incluindo estudos de casos de canais científicos no Youtube. A metodologia envolve uma pesquisa qualitativa, incluindo a identificação e análise de canais relacionados à ciência no Youtube e entrevistas com pesquisadores do PPGEGC. Os resultados destacam o potencial do YouTube como ferramenta de marketing do conhecimento, com a capacidade de criar conteúdo atraente e interativo, embora desafios, como a adaptação da linguagem acadêmica e a competição com entretenimento, também tenham sido identificados. Esta dissertação contribui para a compreensão do potencial do YouTube na disseminação do conhecimento científico e oferece recomendações práticas para o PPGEGC utilizar estrategicamente a plataforma, ressaltando a importância do marketing do conhecimento nas instituições acadêmicas para alcançar um público mais amplo e impactar com segurança a sociedade.Abstract: This study examines the relevance of knowledge marketing and the use of YouTube as a means of disseminating scientific knowledge generated by the Graduate Program in Engineering, Management, and Knowledge Media (PPGEGC). The aim of this dissertation is to determine the role of YouTube in the marketing of scientific knowledge generated by PPGEGC. The research begins with a theoretical analysis of knowledge marketing and scientific dissemination on digital platforms, including case studies of scientific channels on YouTube. The methodology involves qualitative research, including the identification and analysis of channels related to science on YouTube and interviews with researchers from PPGEGC. The results highlight the potential of YouTube as a knowledge marketing tool, with the ability to create engaging and interactive content, although challenges such as adapting academic language and competition with entertainment have also been identified. This dissertation contributes to understanding the potential of YouTube in the dissemination of scientific knowledge and provides practical recommendations for PPGEGC to strategically use the platform, emphasizing the importance of knowledge marketing in academic institutions to reach a broader audience and positively impact society.Fadel, Luciane MariaMendonça, Maria Collier deUniversidade Federal de Santa CatarinaPaz, Marisol da Silva2023-10-27T23:15:04Z2023-10-27T23:15:04Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 p.application/pdf384380https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251696porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T23:15:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251696Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-27T23:15:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
title Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
spellingShingle Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
Paz, Marisol da Silva
Engenharia e gestão do conhecimento
Marketing
Youtube (Recurso eletrônico)
Disseminação seletiva da informação
title_short Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
title_full Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
title_fullStr Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
title_full_unstemmed Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
title_sort Marketing do conhecimento: o uso da plataforma digital do Youtube na divulgação online do conhecimento científico
author Paz, Marisol da Silva
author_facet Paz, Marisol da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fadel, Luciane Maria
Mendonça, Maria Collier de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Marisol da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Marketing
Youtube (Recurso eletrônico)
Disseminação seletiva da informação
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Marketing
Youtube (Recurso eletrônico)
Disseminação seletiva da informação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27T23:15:04Z
2023-10-27T23:15:04Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 384380
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251696
identifier_str_mv 384380
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652314124222464