Proposta de coeficiente para estimativa preliminar da potência instalada em navios mercantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada, Wendel Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177528
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
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spelling Proposta de coeficiente para estimativa preliminar da potência instalada em navios mercantesPotência InstaladaProjetoAlmirantadoNavios MercantesPropulsãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.A correta estimativa da potência instalada de uma embarcação é uma atividade fundamental para a determinação de custos operacionais de um navio mercante/transporte. Por sua vez, a determinação dos custos operacionais é muito importante na avaliação da viabilidade econômica de um projeto (ou conceito). Assim, uma estimativa exata da potência instalada ainda nas fases preliminar e/ou conceitual do projeto é decisiva para a correta avaliação da continuidade de um potencial projeto. Paradoxalmente, esta estimativa exige a avaliação da resistência ao avanço (que é sensivelmente dependente das formas do casco) e da eficiência do propulsor. Ambas as análises são impossibilitadas devido à baixa quantidade de informações sobre a embarcação conhecidas ainda na fase de projeto conceitual. Como solução usualmente é empregados modelos empíricos para uma primeira estimativa da potência instalada. Entre os modelos mais conhecidos, destaca-se o coeficiente de almirantado. No entanto, estudos recentes mostram que esse coeficiente vem mudando ao longo dos anos e tem apresentado grandes distorções quando empregado em algumas classes de navios mercantes. O presente trabalho apresenta uma nova proposta de coeficiente semi-empirico, baseado em conceitos associados a quantidade de movimento do fluido, e cujos resultado iniciais se mostram promissores e mais aderente aos dados observados em embarcações reais, do que outras propostas analisadas. No entanto, o modelo baseado em parâmetros de relevância estatística se mostrou ainda mais promissor.The correct power installed estimate on a ship is a fundamental for determinate for the cost operation for ship (merchant/transport). In turn, the determination of the cost operation is very important for to viability economic for project (or concept). Therefore, an estimative exact the power installed still in initial phase project is decisive for a correct evaluation to continue a potential project. Paradoxically, this estimative requires for evaluation to resistance (is sensitive to forms of ship) and the efficiency to propeller. Both analyzes are impossibility due for low information for a ship known still in initial phase from project. As a solution, usually there are employed empirical models for a first estimate of the installed power. Between the models more known, stands out the Admiralty coefficient. However, studies recent show the coefficient has been changing over the years and show very distortions when employee in class of merchant ships. The present work show the new proposal of the coefficient semi-empirical, based in concepts the amount of the movement fluid, and whose results initial show themselves promising and more adherent to the data observed in ship similar, than other proposals analyzed. But the model based on statistical analysis was that one with the best preliminary results.Joinville, SCTancredi, Thiago PontinUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrada, Wendel Gomes de2017-07-14T13:46:17Z2017-07-14T13:46:17Z2017-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177528porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-16T20:25:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177528Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-16T20:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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