Linguagem matemática, física e ensino: como licenciandos discutem essa relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mannrich, João Paulo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129650
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
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spelling Linguagem matemática, física e ensino: como licenciandos discutem essa relaçãoEducação científica e tecnológicaLinguagemMatemáticaEstudo e ensinoFísicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.Um dos problemas relacionados ao Ensino da Física está no fato dela ser estruturada por meio da linguagem matemática, mas esse aspecto parece ser pouco explorado explicitamente em aulas de Física. Muitas vezes o Ensino de Física, em especial do ensino básico, se resume a práticas relacionadas a apresentação de conceitos, leis e fórmulas privilegiando o operativismo matemático com pouco espaço para a significação do ponto de vista físico, ou mesmo para discussões sobre o própria maneira física de dar sentido ao mundo. Nesse contexto, partindo do pressuposto de que muitas vezes a Matemática é vista como uma simples ferramenta da Física tivemos como objetivo investigar como diferentes posicionamentos em relação ao papel da Matemática no Ensino de Física poderiam se constituir em situações de reflexão de licenciandos. Para isso desenvolvemos atividades dentro de um tópico de ensino em uma disciplina de Metodologia e Prática do Ensino de Física da 7ª fase de um curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância onde os licenciandos foram levados a discutir sobre o tema  Resolução de Problemas e o Papel da Matemática na Física e no Ensino de Física a partir de artigos da literatura da área de pesquisa em Ensino de Física. Foram analisadas duas atividades desenvolvidas: a primeira consistiu em duas situações fictícias de sala de aula elaboradas pela equipe docente, analisadas e apresentadas em uma videoconferência pelos licenciandos; a segunda consistiu em discussões desenvolvidas por meio de um fórum no ambiente virtual da disciplina, que contou com a participação de 18 licenciandos. Para compreender as reflexões dos licenciandos, nos aportamos teoricamente na noção de Matemática como linguagem estruturante da Física, especialmente da diferenciação entre habilidades técnicas e estruturais discriminadas em categorias por Karam (2012). Também buscamos uma compreensão sobre a forma como a linguagem matemática está presente na formação de físicos nas ideias de Thomas Kuhn, o que nos proporcionou refletir sobre possíveis motivos pelos quais muitas vezes a Matemática é vista como um simples instrumento dos físicos. Nossas análises apontam para diferentes e importantes aspectos do contexto que levaram os licenciados a refletirem sobre o tema, como influências de discussões provenientes de outras disciplinas do curso e também de outros temas da disciplina de Metodologia. Alguns resultados indicam que apesar dos licenciandos serem unânimes em argumentar que a Matemática deva estar presente no Ensino de Física no nível básico, o mesmo não ocorre nas justificativas para tal processo. Também apontam para a força que a tradição de uma formação paradigmática pode ter quando os licenciandos são solicitados a pensar de uma maneira diferente sobre a presença da Matemática no ensino na Física, especialmente no que diz respeito a resolução de problemas.<br>Abstract : One of the problems related to the physics teaching is the fact that it is structured by means of mathematical language, but this aspect seems to be little explicitly explored in physics classes. Often the Physics Teaching comes down to related practices presentation of concepts, laws and mathematical formulas favoring the operativism with little room for the significance of the physical point of view, or even discussions about own physical way to make sense of the world. In this context, on the assumption that mathematics is often seen as a simple tool of physics, we aimed to investigate how different positions regarding the role of Mathematics in Physics Teaching could be in situations of reflection undergraduates. For this we developed activities within a topic of teaching in a discipline Methodology and Practice of Teaching Physics 7th stage of a Bachelor's Degree in Physics in the distance where undergraduates were led to discuss the theme  Problem Solving and the role of Mathematics in Physics and Physics Education from articles the literature search in the area of Physical Education. The activities consisted in developing an analysis of fictional classroom situations presented in a videoconference by undergraduates and also in discussions developed through a forum in the virtual environment of discipline, which included the participation of 18 undergraduates. To understand the reflections of undergraduates, theoretically we bring in the notion of mathematics as a structural language of Physics, especially the distinction between technical and organizational skills differentiated into categories by Karam (2012). We also seek an understanding of how mathematical language is present in the physical training of the ideas of Thomas Kuhn , which afforded us reflect on possible reasons why mathematics is often seen as a mere tool of physicists. Our analyzes point to different and important aspects of the context that led graduates to reflect on the theme, such as discussions of influences from other disciplines of the course as well as other topics of discipline Methodology. Some results indicate that although undergraduates are unanimous in arguing that mathematics should be present in the Teaching of Physics at the high school, it does not occur in the justifications for such a process. Also point to the strength that the tradition of a paradigmatic training can have when undergraduates are asked to think differently about the presence of mathematics teaching in physics, especially with regard to problem solving.Silva, Henrique César daUniversidade Federal de Santa CatarinaMannrich, João Paulo2015-02-05T21:20:32Z2015-02-05T21:20:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis316 p.| il.application/pdf327863https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129650porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129650Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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