INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UTOPIA OU MARKETING PÓS-MODERNO? O CASO BRASIL.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113113 |
Resumo: | Este artigo aborda a internacionalização da educação superior desde um ponto de vista crítico-construtivo, no Brasil e no MERCOSUL. Três objetivos movem a pesquisa: (1) Analisar a efetividade das ações de internacionalização da educação superior com qualidade, a partir do Brasil, potencialmente promotores da formação aprimorada do indivíduo; (2) Identificar as fortalezas e fragilidades que rondam este âmbito educativo global; (3) Apontar os supostos indicadores que dificultariam dito desiderato, comentando-os em busca de possíveis soluções. Para atender a estes objetivos, utilizou-se uma abordagem metodológica de pesquisa teórico-qualitativa, exploratória (com viés descritivo) e fenomenológica. Bibliografia nacional e estrangeira, impressa e eletrônica, se constituiu em fonte primária de dados, a esta somando-se o acervo experiencial do autor em sua larga trajetória como docente e investigador científico. Os resultados apontam para um cenário estratégico dos processos de internacionalização ainda mui tímidos e sem aparentes grandes perspectivas nesse intento, a começar pelo desprezo à obrigatoriedade de uma segunda língua e estrangeira, fundamental já para a região do Pacto de Assunção. Conclui-se que a indevida intromissão da política partidária é parte de um problema maior, emperrando o sucesso da pretensão guerreada. |
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