A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A PÓS-GRADUAÇÃO
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136043 |
Resumo: | Este artigo trata da internacionalização da Educação Superior no Brasil, avaliando a pós-graduação, tomando como referência o Protocolo de Bolonha e a globalização do ensino superior. Como política educacional, a internacionalização tem sido um diferencial entre os programas de pós-graduação que buscam a excelência acadêmica através da avaliação da CAPES. Sendo uma das metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, editado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a internacionalização da pós-graduação brasileira. O PNPG tem como objetivo definir diretrizes, estratégias e metas para a política de Pós-Graduação e pesquisa no Brasil. Onde a internacionalização da pós-graduação é um dos requisitos mais bem vistos pela CAPES em sua avaliação trienal dos Programas de Pós-Graduação, onde são avaliados e a eles deferidos conceitos. |
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A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A PÓS-GRADUAÇÃOEste artigo trata da internacionalização da Educação Superior no Brasil, avaliando a pós-graduação, tomando como referência o Protocolo de Bolonha e a globalização do ensino superior. Como política educacional, a internacionalização tem sido um diferencial entre os programas de pós-graduação que buscam a excelência acadêmica através da avaliação da CAPES. Sendo uma das metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, editado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a internacionalização da pós-graduação brasileira. O PNPG tem como objetivo definir diretrizes, estratégias e metas para a política de Pós-Graduação e pesquisa no Brasil. Onde a internacionalização da pós-graduação é um dos requisitos mais bem vistos pela CAPES em sua avaliação trienal dos Programas de Pós-Graduação, onde são avaliados e a eles deferidos conceitos.INPEAU/UFSC2015-11-03T12:13:19Z2015-11-03T12:13:19Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136043FEIJÓ, ROSEMERI NUNESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T12:13:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136043Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T12:13:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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