A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milistetd, Michel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133094
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015
id UFSC_ea3c215b107c707d8253a6fe3d516977
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133094
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação físicaEducação físicaProfessores de educação fisicaFormaçãoProfessores de educação fisicaTreinamentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015No momento em que o Brasil recebe os principais eventos esportivosinternacionais, a discussão em torno da formação profissional no esporteassume particular importância, sendo urgente compreender os processosformativos utilizados nos cursos de bacharelado em Educação Física.Neste sentido, o objetivo da presente investigação foi analisar acontribuição das estratégias da formação inicial para a aprendizagemprofissional de treinadores esportivos. A partir da perspectivaconstrutivista da aprendizagem e da adoção de procedimentos depesquisa qualitativa, estruturou-se o trabalho investigativo em quatroetapas consecutivas. Inicialmente foi realizado um ensaio teórico acercada aprendizagem profissional de treinadores esportivos e os desafios daformação inicial. Na segunda etapa foram analisados os projetospolítico-pedagógicos de 20 cursos de bacharelado em Educação Físicaofertados por universidades federais de diferentes regiões do Brasil.Além de identificar características marcantes de formação generalistaem todos os cursos investigados, o estudo destacou a inexistência demaiores discrepâncias nas estratégias adotadas na formação detreinadores no contexto acadêmico. Deste modo, optou-se pelarealização de um estudo de caso com professores (terceira etapa) eestudantes (quarta etapa) do curso de bacharelado em Educação Físicade uma reconhecida universidade federal do país. Por meio da análise dedocumentos e de entrevistas, buscou-se compreender de que forma asquatro estratégias centrais de formação inicial (aulas teórico-práticas,práticas pedagógicas curriculares, estágios curriculares e atividadesacadêmico-científico-culturais) são desenvolvidas na preparação detreinadores esportivos. Ao utilizarem com determinada frequênciaperspectivas tradicionais de educação, os professores tendem a assumir acentralidade do processo de aprendizagem, focando suas estratégias noprocesso de transmissão de conhecimentos teórico-práticos. Apesar dosestudantes reconhecerem como relevantes os conteúdos desenvolvidospelos professores ao longo da sua formação inicial, as experiênciasadquiridas nos estágios curriculares e nas atividades acadêmicocientífico-culturais foram percebidas como as principais oportunidadespara aprendizagem profissional enquanto treinadores esportivos. Combase nas evidências encontradas nos diferentes estudos, conclui-se queas estratégias de formação inicial em Educação Física contribuem paraformação de treinadores aptos a atuarem no contexto de participaçãoesportiva. No entanto, para favorecer o desenvolvimento profissional detreinadores de rendimento esportivo são necessárias alterações nasestratégias de formação inicial universitária, bem como, associá-las aoprocesso de formação continuada após a conclusão do curso debacharelado em Educação Física, mediante iniciativas conjuntas deuniversidades e organizações responsáveis pelo desenvolvimento detreinadores.<br>Abstract: At the moment, Brazil is hosting the main international sports events.So, the discussion about coaches? preparation has increased, becomingurgent to understand the training processes used to prepare coaches inthe bachelor of Physical Education program. Thus, the main of thisstudy was to analyze the contribution of the initial training strategies forthe professional learning of sports coaches. Based in the constructivistapproach of learning and the qualitative research procedures, theresearch was structured in four consecutive steps. Initially we performeda theoretical essay about the professional learning of sports coaches andtheir challenges for initial training. In the second step, we analyzed thepolitical-pedagogical projects of 20 bachelor's programs of physicaleducation offered by federal universities from different regions ofBrazil. We identify a strong general preparation in all programs. Inaddiction, the data revealed a lack of discrepancies in the strategiesadopted in the preparation of sport coaches at the academic context.Consequently, we decided to perform a case study with professors (thirdstep) and students (fourth step) in a Bachelor program from a recognizedfederal university in the Southern region of Brazil. From the documentsand interviews analysis, we sought to understand how the four initialtraining strategies (theoretical-practical classes, curricular pedagogicalpractices, internships and scientific-cultural-academic activities) aredeveloped to prepare sports coaches. The professors tend to assume thecore of the learning process, using frequently traditional perspectives ofeducation, focusing their strategies in the transmission process oftheoretical and practical knowledge. Although the students recognize thecontent as relevant throughout their initial training, the experiencesgained in the internships and in the scientific-cultural-academicactivities were perceived as the main opportunities for professionallearning as sports coaches. Based on these evidences, we concluded thatthe initial training strategies developed in the bachelor of physicaleducation program contribute to prepare coaches able to work in thesports participation context. To develop sports coaches to performancecontext is required changes in the university initial training strategiesassociated with the process of continuing education after conclusion ofthe bachelor of Physical Education program provided from partnershipsbetween universities and other sports organizations.Nascimento, Juarez Vieira doMesquita, IsabelUniversidade Federal de Santa CatarinaMilistetd, Michel2015-05-26T04:09:24Z2015-05-26T04:09:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis141 p.| il., tabs.application/pdf333247https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133094porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133094Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
title A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
spellingShingle A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
Milistetd, Michel
Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Professores de educação fisica
Treinamento
title_short A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
title_full A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
title_fullStr A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
title_full_unstemmed A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
title_sort A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: análise das estratégias de formação inicial em educação física
author Milistetd, Michel
author_facet Milistetd, Michel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
Mesquita, Isabel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Milistetd, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Professores de educação fisica
Treinamento
topic Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Professores de educação fisica
Treinamento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26T04:09:24Z
2015-05-26T04:09:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 333247
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133094
identifier_str_mv 333247
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345351864320