Avaliação da reforma curricular do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gabriella Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103645
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
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spelling Avaliação da reforma curricular do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa CatarinaDiagnósticoInterdisciplinaridadeOdontologiaCurrículoDiretrizes curricularesDiagnosisInterdisciplinaryDentistryCurriculumCurriculum guidelinesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.O curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina passou recentemente por alterações curriculares embasadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Odontologia. A alteração do projeto pedagógico foi realizada em 2006, em concordância com a Resolução n° 3/02 CNE/CES, de 19 de fevereiro de 2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. O novo currículo entrou em vigor no primeiro semestre de 2007. Deste modo, o objetivo principal desta pesquisa foi de avaliar a reforma curricular a partir da comparação entre os conhecimentos de diagnóstico dos alunos do antigo e dos alunos do novo currículo, suas opiniões sobre o curso e suas aptidões profissionais. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário contendo 20 questões sobre diagnóstico em Odontologia e quatro questões relacionadas ao curso de graduação e sua aptidão profissional. O estudo contou com a participação de 90 estudantes que formaram dois grupos, o grupo I formado pelos alunos do currículo antigo e o grupo II, formado pelos alunos do currículo novo. Após a aplicação dos questionários os dados foram calculados estatisticamente no programa epiData e digitados no Excel. Os resultados mostraram que as diferenças entre os conhecimentos de diagnóstico não foram estatisticamente significativas entre os grupos I e II, em relação ao ponto forte do curso houve diferença estatística entre os dois grupos, no grupo I predominou o aprendizado em modalidades de tratamento enquanto no grupo II o aprendizado em diagnóstico integral. Em relação ao local onde preferem atuar ambos os grupos responderam em sua maioria nos serviços públicos de saúde associado a clinica privada, em relação às áreas de atuação tanto o grupo I como o grupo II optou em sua maioria pelas disciplinas clínicas tendo uma prevalência relevante no grupo II a Saúde Coletiva.The course of dentistry at the Federal University of Santa Catarina passed recently by curricular changes based on National curriculum guidelines for undergraduate courses in dentistry. The change of the educational project was held in 2006, in accordance with the resolution n° 3/02 CNE/CES, of February 19, 2002, which established the National curriculum guidelines for undergraduate degree in dentistry. The new curriculum came into force on the first half of 2007. Thus, the main goal of this research was to evaluate the curriculum reform from the comparison between diagnostic knowledge of old students and students of the new curriculum, their views on the course and their professional skills. The survey was conducted from the application of a questionnaire containing 20 questions about diagnosis in dentistry and four undergraduate course-related issues and their professional competence, the study with the participation of 90 students who formed two groups, group I formed by students of the old curriculum and group II, formed by students of the new curriculum. After the application of questionnaires the data were statistically calculated and entered in the program in Excel epiData. The results showed that the differences between diagnostic knowledge were not statistically significant between the groups I and II with the strong point of the course there was statistical difference between the two groups, the Group I was learning in treatment modality while in Group II learning in full diagnosis, in relation to the location where you prefer to act both groups responded mostly in public health services and in respect of the areas where both the Group I and group II opted mostly clinical disciplines by having a prevalence with Collective health in Group II.Florianópolis, SCCanto, Graziela de LucaUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Gabriella Machado2013-07-18T00:17:03Z2013-07-18T00:17:03Z2012-04-112012-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103645porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:23:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103645Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:23:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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