Gestão de custos integrada à satisfação do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Angélia Eulália Fernandes Spirandelli de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87685
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_ea76c31a559e722eab5562213eceb9b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87685
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de custos integrada à satisfação do clienteEngenharia de produçãoMelhoria contínuaSatisfação do consumidorCusto industrialEmpresasCustosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema de gestão de custos que integre o sistema de custos de uma organização com a satisfação de seus clientes. Para viabilizar a integração da mensuração das expectativas de realização das necessidades e desejos humanos e, ainda, os custos que apresentam características mais palpáveis de mensuração, faz-se um estudo, como possíveis ferramentas para utilização do Desdobramento da Função Qualidade - QFD, da Engenharia Simultânea - ES, do Gerenciamento Baseado em Atividades - ABM e do conceito de melhoria contínua. Com o estudo das ferramentas e a identificação do problema, pesquisa-se, através da utilização de analogias, sobre as possibilidades e ações de sua solução. Apresenta-se uma proposta genérica de um sistema denominado Sistema Estrutural da Qualidade - SEQ, para integrar os custos organizacionais à satisfação de seus clientes. Verifica-se a sua aplicabilidade em uma empresa do setor moveleiro. Ao final, valida-se a utilização do sistema proposto SEQ com a aplicação do estudo de caso. The present study has, as its objective, the developing of a cost management system which integrates the cost system of an organization with client satisfaction. A study is conducted to facilitate the integration of the measuring of expectations for achieving human necessities and desires easier and, at the same time, the costs, which offer more obvious measuring characteristics, as the possible tools Quality Function Development - QFD, Simultaneous Engineering - SE, Application of Business Management - ABM and so, the concept of improvement continues. By studying the tools and identifying the problems by the use of comparisons, the possibilities and reactions of the problem can be examined. A generic proposal of a system called Structural Quality System - SQS is made to integrate organizational costs to client satisfaction. It applicability is verified through a furniture industry. Finally, the validity of utilizing the proposed SQS system is demonstrated by applying it to the case studied.Florianópolis, SCBornia, Antonio CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaQueiroz, Angélia Eulália Fernandes Spirandelli de2012-10-22T00:13:09Z2012-10-22T00:13:09Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f.| tabs., grafs.application/pdf224428http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87685porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T09:17:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T09:17:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
title Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
spellingShingle Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
Queiroz, Angélia Eulália Fernandes Spirandelli de
Engenharia de produção
Melhoria contínua
Satisfação do consumidor
Custo industrial
Empresas
Custos
title_short Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
title_full Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
title_fullStr Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
title_full_unstemmed Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
title_sort Gestão de custos integrada à satisfação do cliente
author Queiroz, Angélia Eulália Fernandes Spirandelli de
author_facet Queiroz, Angélia Eulália Fernandes Spirandelli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bornia, Antonio Cezar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Angélia Eulália Fernandes Spirandelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Melhoria contínua
Satisfação do consumidor
Custo industrial
Empresas
Custos
topic Engenharia de produção
Melhoria contínua
Satisfação do consumidor
Custo industrial
Empresas
Custos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T00:13:09Z
2012-10-22T00:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224428
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87685
identifier_str_mv 224428
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652353355644928