Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jefferson dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Ivanete Batista dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190419
Resumo: Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4908/4135
id UFSC_ea789935d3ecbf3cb647db388af12957
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190419
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)ApropriaçãoMétodo IntuitivoSaberes Elementares MatemáticosPeriódicosDisponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4908/4135Neste artigo, é apresentado o resultado de uma pesquisa que versou sobre apropriações do método intuitivo de Pestalozzi para o ensino de saberes elementares matemáticos em periódicos brasileiros do final do século XIX e início do século XX. Chartier (2003) foi utilizado como referência para o entendimento de apropriação. Para a seleção das fontes, utilizando como lente de pesquisa as palavras-chave Pestalozzi, intuição e método ou ensino intuitivo, foi possível examinar noventa e oito exemplares de periódicos como A Eschola Publica, Revista de Ensino. A partir do exame de cada artigo foi possível identificar dois tipos de apropriações, uma primeira com referências diretas a Pestalozzi, e uma segunda, a partir da identificação ou de indícios de princípios defendidos por esse autor. No que diz respeito aos saberes elementares matemáticos, foram identificadas apropriações de princípios do método intuitivo de Pestalozzi para abordar conteúdos como fração, que deveria ser abordado com a utilização de objetos, que tinham a finalidade de tornar concreto o entendimento de fração, indicativo de um princípio do método intuitivo. A associação entre conhecimento e linguagem foi identificada em relação ao contar, pois a criança aprenderia a fazê-lo juntando objetos e pronunciando os seus nomes, e dessa forma destaca-se uma apropriação de outro princípio de Pestalozzi, a materialização do ensino. Referente aos saberes elementares geométricos, constatou-se a recomendação de que os sólidos geométricos deveriam ser expostos à vista da criança, e uma relação entre a medida e o desenho, em que foi possível identificar aproximações com a proposta pestalozziana. Por fim, é possível afirmar, a partir da pesquisa, que de formas diferenciadas, foram efetuados usos e interpretações dos princípios do método intuitivo como defendido por Pestalozzi para sistematizar propostas para os saberes elementares matemáticos.Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática2018-10-10T21:54:15Z2018-10-10T21:54:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, J. S.; SANTOS, I. B. Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 13 - 26, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190419Ferreira, Jefferson dos SantosSantos, Ivanete Batista dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T22:11:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-10T22:11:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
title Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
spellingShingle Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
Ferreira, Jefferson dos Santos
Apropriação
Método Intuitivo
Saberes Elementares Matemáticos
Periódicos
title_short Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
title_full Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
title_fullStr Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
title_full_unstemmed Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
title_sort Apropriações do método intuitivo de Pestalozzi em propostas para o ensino de saberes elementares matemáticos em revistas Pedagógicas (1890-1940)
author Ferreira, Jefferson dos Santos
author_facet Ferreira, Jefferson dos Santos
Santos, Ivanete Batista dos
author_role author
author2 Santos, Ivanete Batista dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jefferson dos Santos
Santos, Ivanete Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação
Método Intuitivo
Saberes Elementares Matemáticos
Periódicos
topic Apropriação
Método Intuitivo
Saberes Elementares Matemáticos
Periódicos
description Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4908/4135
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-10T21:54:15Z
2018-10-10T21:54:15Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, J. S.; SANTOS, I. B. Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 13 - 26, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190419
identifier_str_mv FERREIRA, J. S.; SANTOS, I. B. Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 13 - 26, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042795774935040