Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_ea8cdcf2ac8d6a5d6919aaef08a24f8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88360 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa CatarinaEducaçãoEnsino de primeiro grauSanta CatarinaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta pesquisa qualitativa, baseada em princípios da pesquisa-ação, teve por objetivo a investigação de conhecimentos necessários à apreensão das orientações teórico-metodológicas da Proposta Curricular de Santa Catarina, editada em 1998, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. Foi desenvolvida com uma professora de escola pública da rede estadual de ensino em Florianópolis/SC, durante o semestre letivo de agosto a novembro de 2005. Foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e encontros de estudo e reflexão com a professora pesquisada. Dentre as teorias que serviram de aporte ao desenvolvimento desta investigação, destacam-se a abordagem sócio-histórica, de Vygotsky, e a teoria da enunciação, de Bakhtin. A experiência de mediação na leitura da referida proposta curricular demonstrou que processos de interlocução freqüentes e de forma mais direta, em que o professor possa refletir sobre sua prática, de forma solidária, à medida que vai interagindo com os documentos de referência, têm efeitos mais imediatos na prática pedagógica de sala de aula, propiciando a apreensão daqueles conhecimentos necessários aos processos de mudança. Mais do que aprender e apreender conteúdos a pesquisa, embora com limites, apontou para a importância de um processo de formação em que as expectativas, anseios, dúvidas e questionamentos do professor sejam o ponto de partida para o avanço do conhecimento nos processos educacionais.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Camila Almeida Pinheiro da2012-10-22T08:05:34Z2012-10-22T08:05:34Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228126http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:10:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:10:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
title |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
spellingShingle |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina Costa, Camila Almeida Pinheiro da Educação Ensino de primeiro grau Santa Catarina Professores - Formação |
title_short |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
title_full |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
title_fullStr |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
title_sort |
Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina |
author |
Costa, Camila Almeida Pinheiro da |
author_facet |
Costa, Camila Almeida Pinheiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pelandre, Nilcea Lemos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Camila Almeida Pinheiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de primeiro grau Santa Catarina Professores - Formação |
topic |
Educação Ensino de primeiro grau Santa Catarina Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T08:05:34Z 2012-10-22T08:05:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
228126 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360 |
identifier_str_mv |
228126 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652084630781952 |