Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Camila Almeida Pinheiro da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_ea8cdcf2ac8d6a5d6919aaef08a24f8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88360
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa CatarinaEducaçãoEnsino de primeiro grauSanta CatarinaProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEsta pesquisa qualitativa, baseada em princípios da pesquisa-ação, teve por objetivo a investigação de conhecimentos necessários à apreensão das orientações teórico-metodológicas da Proposta Curricular de Santa Catarina, editada em 1998, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. Foi desenvolvida com uma professora de escola pública da rede estadual de ensino em Florianópolis/SC, durante o semestre letivo de agosto a novembro de 2005. Foram realizadas entrevistas, observações em sala de aula e encontros de estudo e reflexão com a professora pesquisada. Dentre as teorias que serviram de aporte ao desenvolvimento desta investigação, destacam-se a abordagem sócio-histórica, de Vygotsky, e a teoria da enunciação, de Bakhtin. A experiência de mediação na leitura da referida proposta curricular demonstrou que processos de interlocução freqüentes e de forma mais direta, em que o professor possa refletir sobre sua prática, de forma solidária, à medida que vai interagindo com os documentos de referência, têm efeitos mais imediatos na prática pedagógica de sala de aula, propiciando a apreensão daqueles conhecimentos necessários aos processos de mudança. Mais do que aprender e apreender conteúdos a pesquisa, embora com limites, apontou para a importância de um processo de formação em que as expectativas, anseios, dúvidas e questionamentos do professor sejam o ponto de partida para o avanço do conhecimento nos processos educacionais.Florianópolis, SCPelandre, Nilcea LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Camila Almeida Pinheiro da2012-10-22T08:05:34Z2012-10-22T08:05:34Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228126http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:10:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:10:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
title Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
spellingShingle Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
Costa, Camila Almeida Pinheiro da
Educação
Ensino de primeiro grau
Santa Catarina
Professores -
Formação
title_short Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
title_full Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
title_fullStr Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
title_full_unstemmed Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
title_sort Uma experiência de mediação na leitura da proposta curricular de Santa Catarina
author Costa, Camila Almeida Pinheiro da
author_facet Costa, Camila Almeida Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pelandre, Nilcea Lemos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Camila Almeida Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de primeiro grau
Santa Catarina
Professores -
Formação
topic Educação
Ensino de primeiro grau
Santa Catarina
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T08:05:34Z
2012-10-22T08:05:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 228126
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360
identifier_str_mv 228126
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652084630781952