Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Malena de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181866
Resumo: A inclusão social vem sendo tema bastante debatido, tanto no meio acadêmico, empresarial, quanto pela sociedade como um todo; porém, pouco se faz para que esta inclusão, de fato, aconteça. Assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a predisposição dos usuários de redes sociais à participação em ações solidárias, especificamente, doação de roupas, como ferramenta de inclusão social da população de Araranguá-SC, que se encontra em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Na fundamentação teórica foi realizada uma análise exploratória da literatura em temas como: políticas de inclusão social no Brasil; programas e serviços de inclusão social à pessoa em situação de rua de Araranguá; Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de inclusão social e moda. Ademais, realizou-se levantamento de dados, por meio de um questionário, disponibilizado no Google Forms, obtendo-se 198 respostas válidas, e indicando que, os respondentes são, na maioria, dos Estados da região sul do Brasil, a maior parte com a idade entre 18 e 25 anos, prevalecendo o sexo feminino. A análise de dados da pesquisa, possibilitou identificar a viabilidade de projetos sociais na região de Araranguá, especificamente, de doação de roupas com ações de oficinas para inclusão social, podendo, desta forma, como perspectiva para trabalhos futuros, realizar um bazar/feira, em local público, com as peças arrecadadas por meio das redes sociais, destinadas às pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Enfim, através de ações simples e já incorporadas pela sociedade, como a doação de roupas, pode-se consolidar um espaço de inclusão, em que as redes sociais são o meio a partir do qual, as pessoas geram um grande espaço de divulgação de produtos, ideias e causas. Elas são cada vez mais populares e se traduzem em uma forma de transposição de barreiras, ponto de encontro de diversas classes, etnias, religiões, ideais políticos, em que pese a busca pela redução das desigualdades sociais.
id UFSC_eaf41e1b3383301fe3bedcec2ee8b894
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181866
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidáriasEngajamento em ações solidárias. Projetos Sociais. Moda compartilhada. Redes sociais. Tecnologias da Informação e Comunicação.A inclusão social vem sendo tema bastante debatido, tanto no meio acadêmico, empresarial, quanto pela sociedade como um todo; porém, pouco se faz para que esta inclusão, de fato, aconteça. Assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a predisposição dos usuários de redes sociais à participação em ações solidárias, especificamente, doação de roupas, como ferramenta de inclusão social da população de Araranguá-SC, que se encontra em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Na fundamentação teórica foi realizada uma análise exploratória da literatura em temas como: políticas de inclusão social no Brasil; programas e serviços de inclusão social à pessoa em situação de rua de Araranguá; Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de inclusão social e moda. Ademais, realizou-se levantamento de dados, por meio de um questionário, disponibilizado no Google Forms, obtendo-se 198 respostas válidas, e indicando que, os respondentes são, na maioria, dos Estados da região sul do Brasil, a maior parte com a idade entre 18 e 25 anos, prevalecendo o sexo feminino. A análise de dados da pesquisa, possibilitou identificar a viabilidade de projetos sociais na região de Araranguá, especificamente, de doação de roupas com ações de oficinas para inclusão social, podendo, desta forma, como perspectiva para trabalhos futuros, realizar um bazar/feira, em local público, com as peças arrecadadas por meio das redes sociais, destinadas às pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Enfim, através de ações simples e já incorporadas pela sociedade, como a doação de roupas, pode-se consolidar um espaço de inclusão, em que as redes sociais são o meio a partir do qual, as pessoas geram um grande espaço de divulgação de produtos, ideias e causas. Elas são cada vez mais populares e se traduzem em uma forma de transposição de barreiras, ponto de encontro de diversas classes, etnias, religiões, ideais políticos, em que pese a busca pela redução das desigualdades sociais.Araranguá, SCTrierweiller, Andréa CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Malena de Souza2017-12-07T21:40:29Z2017-12-07T21:40:29Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T21:40:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-07T21:40:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
title Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
spellingShingle Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
Ramos, Malena de Souza
Engajamento em ações solidárias. Projetos Sociais. Moda compartilhada. Redes sociais. Tecnologias da Informação e Comunicação.
title_short Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
title_full Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
title_fullStr Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
title_full_unstemmed Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
title_sort Motivação dos usuários das redes sociais para o engajamento em ações solidárias
author Ramos, Malena de Souza
author_facet Ramos, Malena de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trierweiller, Andréa Cristina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Malena de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento em ações solidárias. Projetos Sociais. Moda compartilhada. Redes sociais. Tecnologias da Informação e Comunicação.
topic Engajamento em ações solidárias. Projetos Sociais. Moda compartilhada. Redes sociais. Tecnologias da Informação e Comunicação.
description A inclusão social vem sendo tema bastante debatido, tanto no meio acadêmico, empresarial, quanto pela sociedade como um todo; porém, pouco se faz para que esta inclusão, de fato, aconteça. Assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a predisposição dos usuários de redes sociais à participação em ações solidárias, especificamente, doação de roupas, como ferramenta de inclusão social da população de Araranguá-SC, que se encontra em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Na fundamentação teórica foi realizada uma análise exploratória da literatura em temas como: políticas de inclusão social no Brasil; programas e serviços de inclusão social à pessoa em situação de rua de Araranguá; Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de inclusão social e moda. Ademais, realizou-se levantamento de dados, por meio de um questionário, disponibilizado no Google Forms, obtendo-se 198 respostas válidas, e indicando que, os respondentes são, na maioria, dos Estados da região sul do Brasil, a maior parte com a idade entre 18 e 25 anos, prevalecendo o sexo feminino. A análise de dados da pesquisa, possibilitou identificar a viabilidade de projetos sociais na região de Araranguá, especificamente, de doação de roupas com ações de oficinas para inclusão social, podendo, desta forma, como perspectiva para trabalhos futuros, realizar um bazar/feira, em local público, com as peças arrecadadas por meio das redes sociais, destinadas às pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Enfim, através de ações simples e já incorporadas pela sociedade, como a doação de roupas, pode-se consolidar um espaço de inclusão, em que as redes sociais são o meio a partir do qual, as pessoas geram um grande espaço de divulgação de produtos, ideias e causas. Elas são cada vez mais populares e se traduzem em uma forma de transposição de barreiras, ponto de encontro de diversas classes, etnias, religiões, ideais políticos, em que pese a busca pela redução das desigualdades sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07T21:40:29Z
2017-12-07T21:40:29Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181866
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651997312712704