Uma reflexão crítica sobre o modo de fazer da enfermeira perante o doente traumatizado grave em unidade de pronto-atendimento
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83743 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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Uma reflexão crítica sobre o modo de fazer da enfermeira perante o doente traumatizado grave em unidade de pronto-atendimentoEnfermagemEnfermeira e pacienteEnfermagemFilosofiaEnfermagem de emergênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.O presente estudo relata e analisa um processo crítico-reflexivo com um grupo de enfermeiras de pronto-atendimento de um hospital geral, a partir das questões norteadoras: qual é o "modo de fazer" da enfermeira perante o doente traumatizado grave? o que pensam as enfermeiras sobre esse "modo de fazer"? quais são as possibilidades e os limites institucionais e profissionais para o desenvolvimento de um atendimento ético e de qualidade ao doente traumatizado grave?. Tal processo foi organizado e construído a partir de reflexões sobre o cotidiano de trabalho, no qual adotei como referencial teórico a Teoria Sócio-humanista de Capella e Leopardi(1999), adaptando as etapas metodológicas, de forma a contemplar as necessidades do sujeito trabalhador, incluindo-se aí a organização do trabalho. Nessa perspectiva, por meio do diálogo e da problematização da realidade, focalizei situações individuais, coletivas e institucionais, o que levou o grupo à uma reflexão crítica, e a buscar caminhos para desencadear mudanças no cotidiano, por meio da adoção de ações de manutenção, de reparação e de encaminhamento, tendo em vista os elementos do processo de trabalho da enfermagem. Dentre as limitações encontradas, destacam-se, principalmente, os aspectos relacionados ao ambiente físico inadequado e ao número reduzido de profissionais; como possibilidades, apresentam-se a sistematização das ações assistenciais e o desenvolvimento de algumas estratégias para o enfrentamento das dificuldades. Conclui que a transformação da prática profissional não acontece solitariamente, pois corresponde a uma caminhada em que responsabilidades são compartilhadas no decorrer de cada ação, necessitando, portanto, de empenho, de vontade, de aderência e de parceria, ou seja, de um trabalho mais coletivo e de um pensar estratégico.Florianópolis, SCKirchhof, Ana Lucia CardosoBeck, Carmem Lucia ColomeUniversidade Federal de Santa CatarinaMagnago, Tânia Solange Bosi de Souza2012-10-20T02:58:17Z2012-10-20T02:58:17Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisi, 184 f.| il., tabs.application/pdf188334http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T03:52:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T03:52:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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