Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnago,Tânia Solange Bosi de Souza
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Kirchhof,Ana Lúcia Cardoso, Beck,Carmem Lúcia Colomé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200017
Resumo: Este artigo relata o processo de construção de uma metodologia para desenvolver um processo crítico-reflexivo acerca do trabalho da enfermeira em unidade de emergência. Uma vez que, de modo geral, o trabalho nestas unidades tende para um fazer acelerado e rotinizado, isso dificulta a identificação das necessidades do doente, dos trabalhadores e do serviço. O referencial teórico-metodológico foi a Teoria Sócio-humanista de Capella e Leopardi. Os dados foram coletados a partir da observação do campo e de seis encontros com enfermeiras do serviço, mediados por um instrumento que foi direcionado para a compreensão do sujeito trabalhador sobre o seu trabalho, a identificação das possibilidades e dificuldades na sua execução e a reorganização do trabalho da enfermagem. Como resultado, foi construído um processo coletivo para um 'modo de fazer' da enfermagem em unidade de emergência.
id UFRJ-4_16592a304df7144462e80e674cce331b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452006000200017
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergênciaEnfermagemEnfermagem de emergênciaMetodologiaTeorias de enfermagemEste artigo relata o processo de construção de uma metodologia para desenvolver um processo crítico-reflexivo acerca do trabalho da enfermeira em unidade de emergência. Uma vez que, de modo geral, o trabalho nestas unidades tende para um fazer acelerado e rotinizado, isso dificulta a identificação das necessidades do doente, dos trabalhadores e do serviço. O referencial teórico-metodológico foi a Teoria Sócio-humanista de Capella e Leopardi. Os dados foram coletados a partir da observação do campo e de seis encontros com enfermeiras do serviço, mediados por um instrumento que foi direcionado para a compreensão do sujeito trabalhador sobre o seu trabalho, a identificação das possibilidades e dificuldades na sua execução e a reorganização do trabalho da enfermagem. Como resultado, foi construído um processo coletivo para um 'modo de fazer' da enfermagem em unidade de emergência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200017Escola Anna Nery v.10 n.2 2006reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452006000200017info:eu-repo/semantics/openAccessMagnago,Tânia Solange Bosi de SouzaKirchhof,Ana Lúcia CardosoBeck,Carmem Lúcia Colomépor2006-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452006000200017Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2006-12-17T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
title Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
spellingShingle Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
Magnago,Tânia Solange Bosi de Souza
Enfermagem
Enfermagem de emergência
Metodologia
Teorias de enfermagem
title_short Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
title_full Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
title_fullStr Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
title_full_unstemmed Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
title_sort Etapas metodológicas de um processo crítico-reflexivo sobre o trabalho da enfermeira em unidade de emergência
author Magnago,Tânia Solange Bosi de Souza
author_facet Magnago,Tânia Solange Bosi de Souza
Kirchhof,Ana Lúcia Cardoso
Beck,Carmem Lúcia Colomé
author_role author
author2 Kirchhof,Ana Lúcia Cardoso
Beck,Carmem Lúcia Colomé
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magnago,Tânia Solange Bosi de Souza
Kirchhof,Ana Lúcia Cardoso
Beck,Carmem Lúcia Colomé
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem de emergência
Metodologia
Teorias de enfermagem
topic Enfermagem
Enfermagem de emergência
Metodologia
Teorias de enfermagem
description Este artigo relata o processo de construção de uma metodologia para desenvolver um processo crítico-reflexivo acerca do trabalho da enfermeira em unidade de emergência. Uma vez que, de modo geral, o trabalho nestas unidades tende para um fazer acelerado e rotinizado, isso dificulta a identificação das necessidades do doente, dos trabalhadores e do serviço. O referencial teórico-metodológico foi a Teoria Sócio-humanista de Capella e Leopardi. Os dados foram coletados a partir da observação do campo e de seis encontros com enfermeiras do serviço, mediados por um instrumento que foi direcionado para a compreensão do sujeito trabalhador sobre o seu trabalho, a identificação das possibilidades e dificuldades na sua execução e a reorganização do trabalho da enfermagem. Como resultado, foi construído um processo coletivo para um 'modo de fazer' da enfermagem em unidade de emergência.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452006000200017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.10 n.2 2006
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119087366144