A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGESTE, Ana Elisa Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: CASTRO, Caio Crivelenti Raffaini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243018
Resumo: A popularização das redes sociais possibilitou que um novo modo de consumo surgisse, com regras e atores próprios, os quais seguem em mudança rápida e contínua. É possível identificar alguns dos novos atores vitais para o chamado "marketing digital": os influencers. Eles avaliam, comentam e indicam uma série de produtos, realizando parcerias ou sendo contratados por várias marcas e empresas. Dessa forma, o presente estudo, de caráter teórico, foca na análise, à luz do ordenamento jurídico brasileiro e da doutrina, acerca da atuação dos influenciadores digitais na cadeia de consumo, pois, em razão de suas recomendações a determinados produtos fazem com que consumidores, amparados nos princípios da confiança e da boa-fé objetiva acreditem nos seus benefícios e eficácia. Portanto, os influenciadores se enquadram como fornecedores e devem ser responsabilizados civilmente em casos de danos.
id UFSC_eb4fbaa6078864fd20afbbf230eb5492
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243018
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MAGESTE, Ana Elisa SilvaCASTRO, Caio Crivelenti Raffaini2022-12-18T21:44:36Z2022-12-18T21:44:36Z2022-12-18MAGESTE, Ana Elisa Silva. CASTRO, Caio Crivelenti Raffaini. A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo. Revista Avant, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 379-396, dezembro, 2022.25269879https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243018A popularização das redes sociais possibilitou que um novo modo de consumo surgisse, com regras e atores próprios, os quais seguem em mudança rápida e contínua. É possível identificar alguns dos novos atores vitais para o chamado "marketing digital": os influencers. Eles avaliam, comentam e indicam uma série de produtos, realizando parcerias ou sendo contratados por várias marcas e empresas. Dessa forma, o presente estudo, de caráter teórico, foca na análise, à luz do ordenamento jurídico brasileiro e da doutrina, acerca da atuação dos influenciadores digitais na cadeia de consumo, pois, em razão de suas recomendações a determinados produtos fazem com que consumidores, amparados nos princípios da confiança e da boa-fé objetiva acreditem nos seus benefícios e eficácia. Portanto, os influenciadores se enquadram como fornecedores e devem ser responsabilizados civilmente em casos de danos.V.6;N.2Influenciadores DigitaisPropagandaResponsabilidade CivilRelações de ConsumoPrincípio da ConfiançaA Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/243018/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALV6N2_academica_379-396.pdfV6N2_academica_379-396.pdfapplication/pdf340642https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/243018/1/V6N2_academica_379-396.pdfc2d96705a42d074afc8a0695c1139d85MD51123456789/2430182022-12-18 18:44:36.801oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-18T21:44:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
title A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
spellingShingle A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
MAGESTE, Ana Elisa Silva
Influenciadores Digitais
Propaganda
Responsabilidade Civil
Relações de Consumo
Princípio da Confiança
title_short A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
title_full A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
title_fullStr A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
title_full_unstemmed A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
title_sort A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo
author MAGESTE, Ana Elisa Silva
author_facet MAGESTE, Ana Elisa Silva
CASTRO, Caio Crivelenti Raffaini
author_role author
author2 CASTRO, Caio Crivelenti Raffaini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGESTE, Ana Elisa Silva
CASTRO, Caio Crivelenti Raffaini
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores Digitais
Propaganda
Responsabilidade Civil
Relações de Consumo
Princípio da Confiança
topic Influenciadores Digitais
Propaganda
Responsabilidade Civil
Relações de Consumo
Princípio da Confiança
description A popularização das redes sociais possibilitou que um novo modo de consumo surgisse, com regras e atores próprios, os quais seguem em mudança rápida e contínua. É possível identificar alguns dos novos atores vitais para o chamado "marketing digital": os influencers. Eles avaliam, comentam e indicam uma série de produtos, realizando parcerias ou sendo contratados por várias marcas e empresas. Dessa forma, o presente estudo, de caráter teórico, foca na análise, à luz do ordenamento jurídico brasileiro e da doutrina, acerca da atuação dos influenciadores digitais na cadeia de consumo, pois, em razão de suas recomendações a determinados produtos fazem com que consumidores, amparados nos princípios da confiança e da boa-fé objetiva acreditem nos seus benefícios e eficácia. Portanto, os influenciadores se enquadram como fornecedores e devem ser responsabilizados civilmente em casos de danos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-18T21:44:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-18T21:44:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAGESTE, Ana Elisa Silva. CASTRO, Caio Crivelenti Raffaini. A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo. Revista Avant, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 379-396, dezembro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243018
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 25269879
identifier_str_mv MAGESTE, Ana Elisa Silva. CASTRO, Caio Crivelenti Raffaini. A Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais nas Relações de Consumo. Revista Avant, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 379-396, dezembro, 2022.
25269879
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv V.6;N.2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/243018/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/243018/1/V6N2_academica_379-396.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
c2d96705a42d074afc8a0695c1139d85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805139904004096