Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Caroline Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28218
Resumo: A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea - especificamente aqueles relacionados ao consumo e à exposição -, bem como seus impactos nas relações de consumo abordadas pela legislação pátria. Para tanto, serão analisadas, de maneira pormenorizada, a atividade publicitária, seus veículos de propagação, sua adaptação à era digital e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, analisaremos a veiculação da atividade publicitária através dos influenciadores digitais e o impacto desses agentes sobre o consumidor. A pesquisa aqui realizada adotou o método não experimental e, principalmente, os métodos qualitativos e bibliográficos. Por fim, analisaremos a abordagem da legislação atual acerca das questões atuais envolvendo a atividade publicitária e o influenciador digital.
id UPM_c8547d23431a126722af5f61a327afb8
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/28218
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Sena, Caroline FranciscoBdine Junior, Hamid Charaf2021-11-20T17:27:52Z2021-11-20T17:27:52Z2019-11-26https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28218A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea - especificamente aqueles relacionados ao consumo e à exposição -, bem como seus impactos nas relações de consumo abordadas pela legislação pátria. Para tanto, serão analisadas, de maneira pormenorizada, a atividade publicitária, seus veículos de propagação, sua adaptação à era digital e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, analisaremos a veiculação da atividade publicitária através dos influenciadores digitais e o impacto desses agentes sobre o consumidor. A pesquisa aqui realizada adotou o método não experimental e, principalmente, os métodos qualitativos e bibliográficos. Por fim, analisaremos a abordagem da legislação atual acerca das questões atuais envolvendo a atividade publicitária e o influenciador digital.TextoUniversidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesssociedade do consumoinfluenciadores digitaisatividade publicitáriaresponsabilidade civildireito do consumidorResponsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALCAROLINE FRANCISCO SENA.pdfCAROLINE FRANCISCO SENA.pdfapplication/pdf406151https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/1/CAROLINE%20FRANCISCO%20SENA.pdfd5d2199aa5d5ca73a7fecc3622329263MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/3/license.txtfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTCAROLINE FRANCISCO SENA.pdf.txtCAROLINE FRANCISCO SENA.pdf.txtExtracted texttext/plain104686https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/4/CAROLINE%20FRANCISCO%20SENA.pdf.txt5240c8e1bb30499f23990f70ea0ac449MD54THUMBNAILCAROLINE FRANCISCO SENA.pdf.jpgCAROLINE FRANCISCO SENA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/5/CAROLINE%20FRANCISCO%20SENA.pdf.jpgf40812993529ac51247ce358e37b07f1MD5510899/282182021-11-21 03:01:07.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
title Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
spellingShingle Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
Sena, Caroline Francisco
sociedade do consumo
influenciadores digitais
atividade publicitária
responsabilidade civil
direito do consumidor
title_short Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
title_full Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
title_fullStr Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
title_full_unstemmed Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
title_sort Responsabilidade civil na era digital: os impactos dos influenciadores digitais nas relações de consumo
author Sena, Caroline Francisco
author_facet Sena, Caroline Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Caroline Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bdine Junior, Hamid Charaf
contributor_str_mv Bdine Junior, Hamid Charaf
dc.subject.por.fl_str_mv sociedade do consumo
influenciadores digitais
atividade publicitária
responsabilidade civil
direito do consumidor
topic sociedade do consumo
influenciadores digitais
atividade publicitária
responsabilidade civil
direito do consumidor
description A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea - especificamente aqueles relacionados ao consumo e à exposição -, bem como seus impactos nas relações de consumo abordadas pela legislação pátria. Para tanto, serão analisadas, de maneira pormenorizada, a atividade publicitária, seus veículos de propagação, sua adaptação à era digital e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, analisaremos a veiculação da atividade publicitária através dos influenciadores digitais e o impacto desses agentes sobre o consumidor. A pesquisa aqui realizada adotou o método não experimental e, principalmente, os métodos qualitativos e bibliográficos. Por fim, analisaremos a abordagem da legislação atual acerca das questões atuais envolvendo a atividade publicitária e o influenciador digital.
publishDate 2019
dc.date.qualified.none.fl_str_mv 2019-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-20T17:27:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-20T17:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28218
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito (FD)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/1/CAROLINE%20FRANCISCO%20SENA.pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/2/license_rdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/3/license.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/4/CAROLINE%20FRANCISCO%20SENA.pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28218/5/CAROLINE%20FRANCISCO%20SENA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d5d2199aa5d5ca73a7fecc3622329263
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
5240c8e1bb30499f23990f70ea0ac449
f40812993529ac51247ce358e37b07f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177229941407744