É, vida loka irmão: moralidades entre jovens cumprindo medidas socioeducativas
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94093 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2010 |
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É, vida loka irmão: moralidades entre jovens cumprindo medidas socioeducativasAntropologiaJovensCondutaExperiencia de vidaMenores -Estatuto legal, leis, etc.Correção juvenilDissertação (mestrado) - Unversidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2010O presente trabalho é fruto de uma pesquisa com jovens em duas instituições que aplicam as chamadas medidas socioeducativas, uma de internação e outra de semi-liberdade. Assim, os sujeitos da pesquisa são jovens que o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, classifica como "adolescentes em conflito com a lei". O foco da pesquisa são os sistemas de percepção e avaliação do mundo acionados pelos jovens, que operam distinguindo o bem do mal, o justo do injusto, como princípios de ação. O objetivo da pesquisa é, a partir da temática das moralidades, construir um modelo interpretativo atento às múltiplas dimensões de suas experiências - como um caminho para evitar a captura destes sujeitos exclusivamente sob a forma de "vítimas" ou "vitimadores" - e provocar o deslocamento analítico do "sujeito-vítima" para o "sujeito-agente". A ideia é ver a experiência "vivida" como um tema genuíno de investigação, para melhor compreensão das formas culturais da vida. Para tanto, a categoria vida loka funciona como um ponto de partida, pois é acionada pelos próprios sujeitos como uma chave de interpretação e de significação para suas experiências e trajetórias. Em resumo, o texto procura mostrar a necessidade de se considerar a multivocalidade dos sujeitos em "conflito com a lei", e faz uma crítica da leitura focada exclusivamente nos direitos do sujeito, apontando o rendimento analítico da leitura dos sujeitos dos direitos.Rifiotis, TheophilosUniversidade Federal de Santa CatarinaDassi, Tatiana2012-10-25T06:27:27Z2012-10-25T06:27:27Z2012-10-25T06:27:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf284038http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94093porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T04:48:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94093Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T04:48:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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