O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_eb739cbfc8f2dcdad4cb4e5d18fd8951 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192283 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivosPensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A evolução biológica é considerada um eixo central e unificador dos conhecimentos biológicos, uma vez que sua compreensão é necessária para o entendimento de uma série de conceitos e processos biológicos. Nesse sentido, o enfoque evolutivo assume um importante papel para tais entendimentos, sendo o pensamento evolutivo indispensável para a compreensão das diferentes áreas da Biologia, ciência que explica os fenômenos da vida. A fragmentação do conhecimento científico no ensino básico dificulta a construção significativa dos conhecimentos biológicos pelos alunos e a promoção de sua formação cidadã. A compreensão dos fenômenos evolutivos, enquanto processo contínuo e unificador dos conteúdos biológicos no ensino, pode ocorrer por meio das mais variadas temáticas em Biologia. O presente trabalho discutiu acerca do potencial do enfoque evolutivo como elemento estruturador dos conteúdos que envolvem a diversidade dos seres vivos. Para isso, foram analisados documentos oficiais de orientação curricular que tratam o tema e resultados de questionários realizados com professores do Projeto de Educação Comunitária Integrar sobre o assunto. Com o resultado dessa pesquisa, foi possível propor uma sequência didática que possa colaborar no sentido de integrar os conhecimentos evolutivos ao ensino da diversidade dos seres vivos. Acredita-se que, assim, a construção dos conhecimentos a respeito desses conteúdos seja significativa, considerando os seres humanos como uma espécie animal que intervém no meio ambiente, bem como elucidar questões em relação ao processo evolutivo, de forma integrada.Florianópolis, SC.Toni, Daniela Cristina deSilvério, Lúcio Ely RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Gabriel Vanzo2018-12-10T20:58:33Z2018-12-10T20:58:33Z2018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-10T20:58:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192283Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-10T20:58:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
title |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
spellingShingle |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos Rodrigues, Gabriel Vanzo Pensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade. |
title_short |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
title_full |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
title_fullStr |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
title_full_unstemmed |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
title_sort |
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
author |
Rodrigues, Gabriel Vanzo |
author_facet |
Rodrigues, Gabriel Vanzo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Toni, Daniela Cristina de Silvério, Lúcio Ely Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Gabriel Vanzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade. |
topic |
Pensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10T20:58:33Z 2018-12-10T20:58:33Z 2018-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
106 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652171783176192 |