O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gabriel Vanzo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_eb739cbfc8f2dcdad4cb4e5d18fd8951
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192283
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivosPensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.A evolução biológica é considerada um eixo central e unificador dos conhecimentos biológicos, uma vez que sua compreensão é necessária para o entendimento de uma série de conceitos e processos biológicos. Nesse sentido, o enfoque evolutivo assume um importante papel para tais entendimentos, sendo o pensamento evolutivo indispensável para a compreensão das diferentes áreas da Biologia, ciência que explica os fenômenos da vida. A fragmentação do conhecimento científico no ensino básico dificulta a construção significativa dos conhecimentos biológicos pelos alunos e a promoção de sua formação cidadã. A compreensão dos fenômenos evolutivos, enquanto processo contínuo e unificador dos conteúdos biológicos no ensino, pode ocorrer por meio das mais variadas temáticas em Biologia. O presente trabalho discutiu acerca do potencial do enfoque evolutivo como elemento estruturador dos conteúdos que envolvem a diversidade dos seres vivos. Para isso, foram analisados documentos oficiais de orientação curricular que tratam o tema e resultados de questionários realizados com professores do Projeto de Educação Comunitária Integrar sobre o assunto. Com o resultado dessa pesquisa, foi possível propor uma sequência didática que possa colaborar no sentido de integrar os conhecimentos evolutivos ao ensino da diversidade dos seres vivos. Acredita-se que, assim, a construção dos conhecimentos a respeito desses conteúdos seja significativa, considerando os seres humanos como uma espécie animal que intervém no meio ambiente, bem como elucidar questões em relação ao processo evolutivo, de forma integrada.Florianópolis, SC.Toni, Daniela Cristina deSilvério, Lúcio Ely RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Gabriel Vanzo2018-12-10T20:58:33Z2018-12-10T20:58:33Z2018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-12-10T20:58:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192283Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-10T20:58:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
title O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
spellingShingle O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
Rodrigues, Gabriel Vanzo
Pensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade.
title_short O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
title_full O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
title_fullStr O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
title_full_unstemmed O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
title_sort O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
author Rodrigues, Gabriel Vanzo
author_facet Rodrigues, Gabriel Vanzo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toni, Daniela Cristina de
Silvério, Lúcio Ely Ribeiro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriel Vanzo
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade.
topic Pensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10T20:58:33Z
2018-12-10T20:58:33Z
2018-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652171783176192