A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
id |
UFSC_eba1f788cd98ae26863f0a9937adf9a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81866 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças)LiteraturaBiblioterapiaLiteratura infanto-juvenilLeitura oralLeitura -Aspectos fisiologicosLeitura -PsicologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoA pesquisa tem como principal objetivo o resgate dos processos de narrar e ouvir textos literários destinados às crianças em projetos desenvolvidos em hospitais, bibliotecas e escolas. Tais procedimentos de atividades fundadas na oralidade e na escrita, realizam o diálogo entre narrador e ouvinte e narrador e leitor com funções de acordo com a natureza de cada projeto: terapêutica, social e pedagógica. A articulação do literário com a biblioterapia permite enfocar a leitura como catarse, consolo e entretenimento, que envolvem emocionalmente os agentes com a narrativa ficcional. A articulação do literário com o social tem por base uma função de compromisso e engajamento da Literatura com seus receptores. A articulação do literário com as atividades de ensino entende a leitura como uma ação intelectiva, visto atribuir aos textos literários conteúdos educativos e formadores. Os procedimentos adotados pelos projetos e o uso dos textos literários foram objeto de uma leitura crítica e de algumas reflexões, constituindo-se no objetivo secundário da dissertaçãoFlorianópolis, SCOrtiga, Odilia CarreirãoUniversidade Federal de Santa CatarinaCaldin, Clarice Fortkamp2012-10-19T08:38:31Z2012-10-19T08:38:31Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis260 f.| il., fots.application/pdf178894http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:24:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:24:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) |
title |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) |
spellingShingle |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) Caldin, Clarice Fortkamp Literatura Biblioterapia Literatura infanto-juvenil Leitura oral Leitura - Aspectos fisiologicos Leitura - Psicologia |
title_short |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) |
title_full |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) |
title_fullStr |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) |
title_full_unstemmed |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) |
title_sort |
A poética da voz e da letra na literatura infantil (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças) |
author |
Caldin, Clarice Fortkamp |
author_facet |
Caldin, Clarice Fortkamp |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ortiga, Odilia Carreirão Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldin, Clarice Fortkamp |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Biblioterapia Literatura infanto-juvenil Leitura oral Leitura - Aspectos fisiologicos Leitura - Psicologia |
topic |
Literatura Biblioterapia Literatura infanto-juvenil Leitura oral Leitura - Aspectos fisiologicos Leitura - Psicologia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T08:38:31Z 2012-10-19T08:38:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
178894 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866 |
identifier_str_mv |
178894 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
260 f.| il., fots. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277033992192 |