Método para seleção de um portfólio de estratégias de postergação em redes logísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Luiz Eduardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159411
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2015.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSimão, Luiz EduardoGonçalves, Mirian Buss2016-02-23T04:02:58Z2016-02-23T04:02:58Z2015337541https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159411Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2015.Este estudo busca desenvolver um método para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para redes logísticas industriais. No atual contexto competitivo, a competição acirrada tem levado ao aumento da variedade de produtos oferecidos aos clientes. Como consequência, fatores como o excesso de inventário e o aumento da incerteza da demanda tem afetado o desempenho da rede logística em termos de sua eficiência e eficácia. Para lidar com esse problema, considerou-se a postergação com base no tempo, que compreende adiar (ou postergar) os processos da rede logística até o último momento no tempo, após o recebimento do pedido do cliente. Inicialmente, o método proposto foi legitimado por um grupo de especialistas e gestores. Em seguida, o método foi testado empiricamente na forma de dois estudos de casos em redes logísticas com características operacionais contrastantes. Para a seleção das estratégias de postergação, foi utilizada uma abordagem integrada, composta de uma análise estática (analítica), seguida de uma análise dinâmica (simulação). Como resultado desse estudo, foram identificados os pontos de penetração de pedidos (OPP) para diferentes cenários em função ao tempo de entrega aceito pelo cliente. As configurações de rede com os melhores desempenhos em: (1) custo total; (2) tempo de entrega; e (3) nível de serviço, identificados na otimização analítica, foram então confirmadas através de um modelo de simulação computacional. Ao final, as configurações da rede confirmadas na etapa de simulação, permitiu a seleção de um portfólio de estratégias de postergação, para diferentes segmentos de produtos-clientes, com propostas de valor específicas para ambas as redes logísticas.<br>Abstract : This study aims to develop a method for selecting a portfolio of postponement strategies for industrial logistics networks. The current competitive environment, fierce competition has led to increased variety of products offered to customers. Consequently, factors such as excess inventory and increased demand uncertainty has affected the logistics network performance in terms of efficiency and effectiveness. To address this problem, it was considered the postponement based on time, comprising postpone (or delay) the logistics network processes until the last moment in time and after receiving the client's request. Initially, the proposed method was legitimized by a group of specialists and managers. Then the method was tested empirically in the form of two case studies in logistics networks with contrasting operational characteristics. For the selection of postponement strategies, an integrated approach composed of a static analysis (analytical), then a dynamic analysis was used (simulation). As a result of this study, applications for order penetration point was identified (OPP) for different scenarios depending on the delivery time accepted by the customer. Network configurations with the best performance of: (1) the total cost; (2) Delivery time; and (3) service level, identified in analytical optimization, were then confirmed through a computer simulation model. In the end, the network settings confirmed in the simulation step, allows the selection of a portfolio of postponement strategies for different product segments customers, with specific value propositions for both logistics networks.288 p.| il., grafs., tabs.porEngenharia de produçãoLogistica empresarialMétodo para seleção de um portfólio de estratégias de postergação em redes logísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL337541.pdfapplication/pdf5782099https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/159411/1/337541.pdfee404b2bac4c4b38ee997a28f6649168MD51123456789/1594112016-02-23 01:02:59.025oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159411Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-23T04:02:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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