Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Luiz Eduardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Mirian Buss
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1177
Resumo: A estagnação da economia tem aumentado à competição e a incerteza no setor industrial. Tendencias como o aumento na proliferação da variedade de produtos e a exigencia por customização de produtos tem contribuído para dificultar a previsão da demanda, devido ao aumento da incerteza da demanda dos produtos finais. Nesse novo contexto competitivo, não é possível mais empregar o processo da cadeia suprimentos tradicional “um formato atende a todos” (“one-size-fits-all”) com políticas únicas para todos os produtos porque esta prática pode levar a perdas de rentabilidade significativas, devido ao aumento nos niveis de estoque e vendas perdidas. No entanto, a pesquisa em cadeias de suprimentos tem dado relativamente pouca atenção para a necessidade de empregar diferentes estratégias de cadeia de suprimentos de forma segmentada bem como desenvolver e gerenciar essas múltiplas estratégias de cadeias de suprimentos de forma simultanea. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem para seleção de um portfólio de estratégias de postergação baseado na para segmentação da cadeia de suprimentos baseada na análise do perfil da demanda (análise volume-variedade) e uma ferramenta para auxiliar na seleção de estratégias de postergação impulsionado pelo segmento de clientes-produtos e de suas respectivas proposições de valor.Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Segmentação. Postergação. Portfólio.
id UNESP-2_dfa38159f288f0945319340a3a0eeaf9
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1177
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentosA estagnação da economia tem aumentado à competição e a incerteza no setor industrial. Tendencias como o aumento na proliferação da variedade de produtos e a exigencia por customização de produtos tem contribuído para dificultar a previsão da demanda, devido ao aumento da incerteza da demanda dos produtos finais. Nesse novo contexto competitivo, não é possível mais empregar o processo da cadeia suprimentos tradicional “um formato atende a todos” (“one-size-fits-all”) com políticas únicas para todos os produtos porque esta prática pode levar a perdas de rentabilidade significativas, devido ao aumento nos niveis de estoque e vendas perdidas. No entanto, a pesquisa em cadeias de suprimentos tem dado relativamente pouca atenção para a necessidade de empregar diferentes estratégias de cadeia de suprimentos de forma segmentada bem como desenvolver e gerenciar essas múltiplas estratégias de cadeias de suprimentos de forma simultanea. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem para seleção de um portfólio de estratégias de postergação baseado na para segmentação da cadeia de suprimentos baseada na análise do perfil da demanda (análise volume-variedade) e uma ferramenta para auxiliar na seleção de estratégias de postergação impulsionado pelo segmento de clientes-produtos e de suas respectivas proposições de valor.Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Segmentação. Postergação. Portfólio.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/117710.15675/gepros.v10i1.1177Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 1 (2015); 351984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1177/630https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1177/1492Simão, Luiz EduardoGonçalves, Mirian Bussinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-05T18:47:00Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1177Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2015-03-05T18:47GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
title Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
spellingShingle Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
Simão, Luiz Eduardo
title_short Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
title_full Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
title_fullStr Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
title_full_unstemmed Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
title_sort Sistemática para seleção de um portfólio de estratégias de postergação para cadeias suprimentos
author Simão, Luiz Eduardo
author_facet Simão, Luiz Eduardo
Gonçalves, Mirian Buss
author_role author
author2 Gonçalves, Mirian Buss
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simão, Luiz Eduardo
Gonçalves, Mirian Buss
description A estagnação da economia tem aumentado à competição e a incerteza no setor industrial. Tendencias como o aumento na proliferação da variedade de produtos e a exigencia por customização de produtos tem contribuído para dificultar a previsão da demanda, devido ao aumento da incerteza da demanda dos produtos finais. Nesse novo contexto competitivo, não é possível mais empregar o processo da cadeia suprimentos tradicional “um formato atende a todos” (“one-size-fits-all”) com políticas únicas para todos os produtos porque esta prática pode levar a perdas de rentabilidade significativas, devido ao aumento nos niveis de estoque e vendas perdidas. No entanto, a pesquisa em cadeias de suprimentos tem dado relativamente pouca atenção para a necessidade de empregar diferentes estratégias de cadeia de suprimentos de forma segmentada bem como desenvolver e gerenciar essas múltiplas estratégias de cadeias de suprimentos de forma simultanea. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem para seleção de um portfólio de estratégias de postergação baseado na para segmentação da cadeia de suprimentos baseada na análise do perfil da demanda (análise volume-variedade) e uma ferramenta para auxiliar na seleção de estratégias de postergação impulsionado pelo segmento de clientes-produtos e de suas respectivas proposições de valor.Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Segmentação. Postergação. Portfólio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1177
10.15675/gepros.v10i1.1177
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1177
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v10i1.1177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1177/630
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1177/1492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 10 n. 1 (2015); 35
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696699817984