PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132024 |
Resumo: | Com maior consciência acerca dos problemas sociais e da necessidade de mudanças estratégicas, o conceito do marketing social consolida-se e alinha as ferramentas do marketing tradicional a uma campanha, projeto ou programa, que tenham o intuito de promover mudança de comportamento. Neste contexto, a pesquisa pretendeu analisar a aderência ao marketing social pelo Projeto Reciclar da Universidade Federal de Viçosa (UFV), projeto que visa incentivar a prática da coleta seletiva no campus da UFV. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. A coleta de dados baseou-se em pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas, realizadas com o público interno do Projeto Reciclar. O conteúdo foi tratado por meio da análise de conteúdo, a qual sistematiza as informações relevantes em categorias, que no caso dessa pesquisa foram definidas a priori com base no plano de marketing social de Kotler e Lee (2011). Os resultados indicaram que o Projeto Reciclar possui intermediária aderência ao plano de marketing social, visto que os entrevistados souberam responder corretamente cerca de 52% das perguntas referentes às etapas que o planode marketing social propõe. Dessa forma, há indícios de que o Projeto Reciclar pode vir a melhorar suas ações estratégicas, principalmente no que diz respeito à organização e planejamento. |
id |
UFSC_ec33bde6b46c2307f67d6bf35b5556d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132024 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIALMarketing Social, Coleta Seletiva, Projeto Reciclar.Com maior consciência acerca dos problemas sociais e da necessidade de mudanças estratégicas, o conceito do marketing social consolida-se e alinha as ferramentas do marketing tradicional a uma campanha, projeto ou programa, que tenham o intuito de promover mudança de comportamento. Neste contexto, a pesquisa pretendeu analisar a aderência ao marketing social pelo Projeto Reciclar da Universidade Federal de Viçosa (UFV), projeto que visa incentivar a prática da coleta seletiva no campus da UFV. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. A coleta de dados baseou-se em pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas, realizadas com o público interno do Projeto Reciclar. O conteúdo foi tratado por meio da análise de conteúdo, a qual sistematiza as informações relevantes em categorias, que no caso dessa pesquisa foram definidas a priori com base no plano de marketing social de Kotler e Lee (2011). Os resultados indicaram que o Projeto Reciclar possui intermediária aderência ao plano de marketing social, visto que os entrevistados souberam responder corretamente cerca de 52% das perguntas referentes às etapas que o planode marketing social propõe. Dessa forma, há indícios de que o Projeto Reciclar pode vir a melhorar suas ações estratégicas, principalmente no que diz respeito à organização e planejamento.INPEAU2015-04-13T13:41:43Z2015-04-13T13:41:43Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132024Gomide, Camila SantAnnaLima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de CarvalhoReis, Maria Cecília TeixeiraSilva, Thaís Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:41:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132024Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T13:41:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL |
title |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL |
spellingShingle |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL Gomide, Camila SantAnna Marketing Social, Coleta Seletiva, Projeto Reciclar. |
title_short |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL |
title_full |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL |
title_fullStr |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL |
title_full_unstemmed |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL |
title_sort |
PROJETO RECICLAR/UFV: UMA ABORDAGEM À LUZ DO MARKETING SOCIAL |
author |
Gomide, Camila SantAnna |
author_facet |
Gomide, Camila SantAnna Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Reis, Maria Cecília Teixeira Silva, Thaís Santos |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Reis, Maria Cecília Teixeira Silva, Thaís Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomide, Camila SantAnna Lima, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Reis, Maria Cecília Teixeira Silva, Thaís Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Social, Coleta Seletiva, Projeto Reciclar. |
topic |
Marketing Social, Coleta Seletiva, Projeto Reciclar. |
description |
Com maior consciência acerca dos problemas sociais e da necessidade de mudanças estratégicas, o conceito do marketing social consolida-se e alinha as ferramentas do marketing tradicional a uma campanha, projeto ou programa, que tenham o intuito de promover mudança de comportamento. Neste contexto, a pesquisa pretendeu analisar a aderência ao marketing social pelo Projeto Reciclar da Universidade Federal de Viçosa (UFV), projeto que visa incentivar a prática da coleta seletiva no campus da UFV. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. A coleta de dados baseou-se em pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas, realizadas com o público interno do Projeto Reciclar. O conteúdo foi tratado por meio da análise de conteúdo, a qual sistematiza as informações relevantes em categorias, que no caso dessa pesquisa foram definidas a priori com base no plano de marketing social de Kotler e Lee (2011). Os resultados indicaram que o Projeto Reciclar possui intermediária aderência ao plano de marketing social, visto que os entrevistados souberam responder corretamente cerca de 52% das perguntas referentes às etapas que o planode marketing social propõe. Dessa forma, há indícios de que o Projeto Reciclar pode vir a melhorar suas ações estratégicas, principalmente no que diz respeito à organização e planejamento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-13T13:41:43Z 2015-04-13T13:41:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132024 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406254206976 |