Espraiamento urbano e segregação: desafios da mobilidade ativa em áreas periféricas na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Carolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Faria, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245061
Resumo: O artigo apresenta o trabalho realizado para a disciplina de Mobilidade Urbana Sustentável do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ. Buscamos identificar de que forma o processo de urbanização resultou no espraiamento das cidades e no afastamento da população mais pobre dos locais de trabalho a partir da estrutura urbana. Partimos da reflexão sobre a problemática da segregação e dispersão das cidades contemporâneas a partir do modelo de urbanização moderno consolidado. O objetivo do estudo consiste em viabilizar estruturas modais sustentáveis em áreas periféricas tais como as da cidade assim como permitir o acesso a uma cidade mais inclusiva. O estudo relaciona o conceito de mobilidade ao direito à cidade visando o entendimento de que existe uma distribuição desigual de investimentos e infraestrutura ao longo do tempo, considerando bases teóricas que abordam a dispersão e a fragmentação das grandes cidades. Fundamentamos a pesquisa na mobilidade ativa e sustentável pelo viés de David Banister, conceituamos o direito à cidade em Henri Lefebvre, e ainda, direcionamos o nosso olhar para o espaço sob a perspectiva de Jan Gehl e Lucas Bertolini. Os resultados encontrados demonstram o abismo entre áreas centrais e periféricas nos investimentos de estruturas modais sustentáveis em grandes cidades brasileiras, assim como uma análise centrada na cidade do Rio de Janeiro.
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