Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adriani
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102049
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_ecee4716a982cda468c6b8e19035dca3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102049
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de casoEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades (Trustees)Planejamento estrategicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA mutabilidade do ambiente e a velocidade com que as mudanças ocorrem tende a afetar a sobrevivência das organizações. A consolidação de estratégias que possibilitem antecipar mudanças e atender às necessidades de uma sociedade exigente representa um diferencial competitivo essencial para o sucesso dos negócios. As Instituições de Ensino Superior - IES, entendidas como organizações complexas, sob todos os pontos de vista, costumam enfrentar desafios crescentes e, como tal, são afetadas e afetam o ambiente operacional a qual estão inseridas. O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar as estratégias predominantes uma Instituição de Ensino Superior particular com base no modelo dos 5Rs para a utilização de cenários prospectivos. O modelo escolhido como base para este estudo apresenta cinco categorias básicas: Redirecionamento, Renovação, Reconfiguração, Revitalização e Reestruturação. Essas categorias buscam diagnosticar a estratégia predominante utilizada na organização, viabilizando a adoção de novas formas organizacionais, de modo prospectivo. A aplicação do modelo ocorreu por meio da utilização de um questionário para os ocupantes de cargo gerencial na IES selecionada, contendo 30 questões com três alternativas excludentes. Os resultados permitem inferir que a instituição de ensino superior pesquisada tem reagido às necessidades da comunidade; a maioria de suas ações é voltada para reproduzir as necessidades determinadas pelo meio, prevalecendo a estratégia adaptativa como reação às mudanças. Como o modelo apresenta sugestões de ações que possibilitam o Redirecionamento da IES para o futuro, sugere-se a utilização de Cenários Prospectivos, pois as ações podem ser direcionadas para o futuro que se espera e que se molda, como meio mais assertivo para as estratégias prospectivas.Florianópolis, SCValladares, AngeliseUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Adriani2013-07-15T23:54:35Z2013-07-15T23:54:35Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 f.| tabs.application/pdf231251http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102049porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:54:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102049Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:54:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
title Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
spellingShingle Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
Pereira, Adriani
Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Planejamento estrategico
title_short Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
title_full Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
title_fullStr Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
title_sort Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
author Pereira, Adriani
author_facet Pereira, Adriani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valladares, Angelise
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Adriani
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Planejamento estrategico
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Planejamento estrategico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:54:35Z
2013-07-15T23:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 231251
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102049
identifier_str_mv 231251
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652168573485056