Análise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102049 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, AdrianiValladares, Angelise2013-07-15T23:54:35Z2013-07-15T23:54:35Z20052005231251http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102049Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA mutabilidade do ambiente e a velocidade com que as mudanças ocorrem tende a afetar a sobrevivência das organizações. A consolidação de estratégias que possibilitem antecipar mudanças e atender às necessidades de uma sociedade exigente representa um diferencial competitivo essencial para o sucesso dos negócios. As Instituições de Ensino Superior - IES, entendidas como organizações complexas, sob todos os pontos de vista, costumam enfrentar desafios crescentes e, como tal, são afetadas e afetam o ambiente operacional a qual estão inseridas. O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar as estratégias predominantes uma Instituição de Ensino Superior particular com base no modelo dos 5Rs para a utilização de cenários prospectivos. O modelo escolhido como base para este estudo apresenta cinco categorias básicas: Redirecionamento, Renovação, Reconfiguração, Revitalização e Reestruturação. Essas categorias buscam diagnosticar a estratégia predominante utilizada na organização, viabilizando a adoção de novas formas organizacionais, de modo prospectivo. A aplicação do modelo ocorreu por meio da utilização de um questionário para os ocupantes de cargo gerencial na IES selecionada, contendo 30 questões com três alternativas excludentes. Os resultados permitem inferir que a instituição de ensino superior pesquisada tem reagido às necessidades da comunidade; a maioria de suas ações é voltada para reproduzir as necessidades determinadas pelo meio, prevalecendo a estratégia adaptativa como reação às mudanças. Como o modelo apresenta sugestões de ações que possibilitam o Redirecionamento da IES para o futuro, sugere-se a utilização de Cenários Prospectivos, pois as ações podem ser direcionadas para o futuro que se espera e que se molda, como meio mais assertivo para as estratégias prospectivas.158 f.| tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades (Trustees)Planejamento estrategicoAnálise estratégica de uma instituição de ensino superior no Paraná: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL231251.pdfapplication/pdf519922https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102049/1/231251.pdf64780f4c265b711741e83f67d521b42fMD51123456789/1020492013-07-15 20:54:35.76oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102049Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:54:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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