Interculturalidade, saber e poder no campo da capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REAL, Marcio Penna Corte
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: FLEURI, Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181397
Resumo: Esta comunicação analisa as relações de saber e poder no campo cultural da capoeira, tendo como base para a reflexão atividades de ensino, pesquisa e extensão. Toma como aporte teórico a sociologia da cultura bordieusiana, por meio de conceitos como campo, habitus e capital simbólico. Focaliza as relações de saber e poder constituintes de contextos interculturais no universo simbólico da prática cultural capoeira. Tais contextos são dinamizados educacionalmente por encontros e confrontos de saberes e de sujeitos culturais. Analisa experiências de cursos de formação de educadores de capoeira, promovidos pelo grupo de pesquisa denominado Educação Intercultural e Movimentos Sociais/MOVER, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE do Centro de Ciências da Educação/CED da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina/SC, na região Sul do Brasil. As referidas práticas educativas guiaram-se metodologicamente por meio destas concepções: 1) investigação-ação educacional, em ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão educativas; 2) abordagem dialógica freireana de levantamento de temas geradores; e 3) interculturalidade, como princípio de convivência entre sujeitos de identidades diferentes e como horizonte epistemológico. O processo de pesquisa abordado vem procurando contribuir com um enfoque para a análise das relações de saber e poder emergentes no campo cultural da capoeira, por meio do aporte da sociologia da cultura. E apresenta considerações sobre limites e possibilidades da incorporação da sociologia da cultura bourdieusiana no processo de elaboração de referenciais teórico-metodológicos para as práticas educativas interculturais, em cenários de práticas culturais como a capoeira.
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