Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortinaz, Tiago
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, Iana Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569
Resumo: Tomando a educação crítica como referencial, o presente trabalhopropõe-se a discutir o Estado para além do conceito de Estado-nação.Utilizando centralmente os recentes estudos de Roger Dale (2010), SaskiaSassen (2010) e Janet Newman e John Clarke (2012), o texto problematizao Estado, analisando o complexo processo de reconfiguração pelo qual vempassando, principalmente causado pela globalização, pensada em diferentesníveis e escalas, e pela assunção de indicadores de mercado pelo Estado, comoo novo gerencialismo. Através da análise teórica de textos que abordam atemática da globalização e da reconfiguração estatal, o artigo propõe pensaro Estado como um conceito a ser explicado, nas pesquisas educacionaiscríticas, não podendo ser entendido como um conceito explicativo em si.Para ilustrar nossos argumentos, utilizam-se contribuições de pesquisarealizada sobre uma política pública educacional no estado do Rio Grandedo Sul, durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010), em que foi examinadoum programa de intervenção pedagógica, exemplificando, assim, algumasdas complexidades que permeiam a análise do Estado em uma pesquisaeducacional crítica. A partir das análises propostas, busca-se reforçar anecessidade de abandonar um modelo unívoco de Estado, considerandoos percursos dos movimentos globais em seus rearranjos historicamentelocalizados.
id UNOCHAPO-1_cd038d2c3eacf6b7d3fd5e47a0b6351d
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1569
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational researchMulticulturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira.Tomando a educação crítica como referencial, o presente trabalhopropõe-se a discutir o Estado para além do conceito de Estado-nação.Utilizando centralmente os recentes estudos de Roger Dale (2010), SaskiaSassen (2010) e Janet Newman e John Clarke (2012), o texto problematizao Estado, analisando o complexo processo de reconfiguração pelo qual vempassando, principalmente causado pela globalização, pensada em diferentesníveis e escalas, e pela assunção de indicadores de mercado pelo Estado, comoo novo gerencialismo. Através da análise teórica de textos que abordam atemática da globalização e da reconfiguração estatal, o artigo propõe pensaro Estado como um conceito a ser explicado, nas pesquisas educacionaiscríticas, não podendo ser entendido como um conceito explicativo em si.Para ilustrar nossos argumentos, utilizam-se contribuições de pesquisarealizada sobre uma política pública educacional no estado do Rio Grandedo Sul, durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010), em que foi examinadoum programa de intervenção pedagógica, exemplificando, assim, algumasdas complexidades que permeiam a análise do Estado em uma pesquisaeducacional crítica. A partir das análises propostas, busca-se reforçar anecessidade de abandonar um modelo unívoco de Estado, considerandoos percursos dos movimentos globais em seus rearranjos historicamentelocalizados.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/156910.22196/rp.v15i30.1569Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 193-226Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 193-2261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569/874Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCortinaz, TiagoLima, Iana Gomes de2016-11-25T16:39:57Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1569Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:57Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
title Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
spellingShingle Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
Cortinaz, Tiago
Multiculturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira.
title_short Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
title_full Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
title_fullStr Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
title_full_unstemmed Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
title_sort Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
author Cortinaz, Tiago
author_facet Cortinaz, Tiago
Lima, Iana Gomes de
author_role author
author2 Lima, Iana Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortinaz, Tiago
Lima, Iana Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira.
topic Multiculturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira.
description Tomando a educação crítica como referencial, o presente trabalhopropõe-se a discutir o Estado para além do conceito de Estado-nação.Utilizando centralmente os recentes estudos de Roger Dale (2010), SaskiaSassen (2010) e Janet Newman e John Clarke (2012), o texto problematizao Estado, analisando o complexo processo de reconfiguração pelo qual vempassando, principalmente causado pela globalização, pensada em diferentesníveis e escalas, e pela assunção de indicadores de mercado pelo Estado, comoo novo gerencialismo. Através da análise teórica de textos que abordam atemática da globalização e da reconfiguração estatal, o artigo propõe pensaro Estado como um conceito a ser explicado, nas pesquisas educacionaiscríticas, não podendo ser entendido como um conceito explicativo em si.Para ilustrar nossos argumentos, utilizam-se contribuições de pesquisarealizada sobre uma política pública educacional no estado do Rio Grandedo Sul, durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010), em que foi examinadoum programa de intervenção pedagógica, exemplificando, assim, algumasdas complexidades que permeiam a análise do Estado em uma pesquisaeducacional crítica. A partir das análises propostas, busca-se reforçar anecessidade de abandonar um modelo unívoco de Estado, considerandoos percursos dos movimentos globais em seus rearranjos historicamentelocalizados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569
10.22196/rp.v15i30.1569
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i30.1569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569/874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 193-226
Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 193-226
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992630603776