Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569 |
Resumo: | Tomando a educação crítica como referencial, o presente trabalhopropõe-se a discutir o Estado para além do conceito de Estado-nação.Utilizando centralmente os recentes estudos de Roger Dale (2010), SaskiaSassen (2010) e Janet Newman e John Clarke (2012), o texto problematizao Estado, analisando o complexo processo de reconfiguração pelo qual vempassando, principalmente causado pela globalização, pensada em diferentesníveis e escalas, e pela assunção de indicadores de mercado pelo Estado, comoo novo gerencialismo. Através da análise teórica de textos que abordam atemática da globalização e da reconfiguração estatal, o artigo propõe pensaro Estado como um conceito a ser explicado, nas pesquisas educacionaiscríticas, não podendo ser entendido como um conceito explicativo em si.Para ilustrar nossos argumentos, utilizam-se contribuições de pesquisarealizada sobre uma política pública educacional no estado do Rio Grandedo Sul, durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010), em que foi examinadoum programa de intervenção pedagógica, exemplificando, assim, algumasdas complexidades que permeiam a análise do Estado em uma pesquisaeducacional crítica. A partir das análises propostas, busca-se reforçar anecessidade de abandonar um modelo unívoco de Estado, considerandoos percursos dos movimentos globais em seus rearranjos historicamentelocalizados. |
id |
UNOCHAPO-1_cd038d2c3eacf6b7d3fd5e47a0b6351d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1569 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational researchMulticulturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira.Tomando a educação crítica como referencial, o presente trabalhopropõe-se a discutir o Estado para além do conceito de Estado-nação.Utilizando centralmente os recentes estudos de Roger Dale (2010), SaskiaSassen (2010) e Janet Newman e John Clarke (2012), o texto problematizao Estado, analisando o complexo processo de reconfiguração pelo qual vempassando, principalmente causado pela globalização, pensada em diferentesníveis e escalas, e pela assunção de indicadores de mercado pelo Estado, comoo novo gerencialismo. Através da análise teórica de textos que abordam atemática da globalização e da reconfiguração estatal, o artigo propõe pensaro Estado como um conceito a ser explicado, nas pesquisas educacionaiscríticas, não podendo ser entendido como um conceito explicativo em si.Para ilustrar nossos argumentos, utilizam-se contribuições de pesquisarealizada sobre uma política pública educacional no estado do Rio Grandedo Sul, durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010), em que foi examinadoum programa de intervenção pedagógica, exemplificando, assim, algumasdas complexidades que permeiam a análise do Estado em uma pesquisaeducacional crítica. A partir das análises propostas, busca-se reforçar anecessidade de abandonar um modelo unívoco de Estado, considerandoos percursos dos movimentos globais em seus rearranjos historicamentelocalizados.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/156910.22196/rp.v15i30.1569Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 193-226Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 193-2261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569/874Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCortinaz, TiagoLima, Iana Gomes de2016-11-25T16:39:57Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1569Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:57Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research |
title |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research |
spellingShingle |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research Cortinaz, Tiago Multiculturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira. |
title_short |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research |
title_full |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research |
title_fullStr |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research |
title_full_unstemmed |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research |
title_sort |
Pensando o Estado nas pesquisas educacionais críticas / Thinking about the Estate in critical educational research |
author |
Cortinaz, Tiago |
author_facet |
Cortinaz, Tiago Lima, Iana Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Iana Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortinaz, Tiago Lima, Iana Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira. |
topic |
Multiculturalismo. Interculturalidade. Saber e poder. Capoeira. |
description |
Tomando a educação crítica como referencial, o presente trabalhopropõe-se a discutir o Estado para além do conceito de Estado-nação.Utilizando centralmente os recentes estudos de Roger Dale (2010), SaskiaSassen (2010) e Janet Newman e John Clarke (2012), o texto problematizao Estado, analisando o complexo processo de reconfiguração pelo qual vempassando, principalmente causado pela globalização, pensada em diferentesníveis e escalas, e pela assunção de indicadores de mercado pelo Estado, comoo novo gerencialismo. Através da análise teórica de textos que abordam atemática da globalização e da reconfiguração estatal, o artigo propõe pensaro Estado como um conceito a ser explicado, nas pesquisas educacionaiscríticas, não podendo ser entendido como um conceito explicativo em si.Para ilustrar nossos argumentos, utilizam-se contribuições de pesquisarealizada sobre uma política pública educacional no estado do Rio Grandedo Sul, durante o Governo Yeda Crusius (2007-2010), em que foi examinadoum programa de intervenção pedagógica, exemplificando, assim, algumasdas complexidades que permeiam a análise do Estado em uma pesquisaeducacional crítica. A partir das análises propostas, busca-se reforçar anecessidade de abandonar um modelo unívoco de Estado, considerandoos percursos dos movimentos globais em seus rearranjos historicamentelocalizados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569 10.22196/rp.v15i30.1569 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i30.1569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1569/874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 193-226 Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 193-226 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992630603776 |