Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendland, Caroline Vanessa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182286
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
id UFSC_ed1052a2bab7c2794a752f1830cd67fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182286
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didáticoAprendizagemTrigonometriaJogo educativoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.Neste trabalho apresenta-se uma abordagem sobre questões históricas, de ensino e de aprendizado referentes à trigonometria. Destaca-se sua presença no currículo do ensino médio e as dificuldades encontradas pelos estudantes com esse conteúdo nessa etapa de ensino. Buscando recursos que auxiliem na melhor compreensão de arcos, ângulos, seno, cosseno e tangente na circunferência trigonométrica, é proposta uma intervenção pedagógica através de uma metodologia ativa de aprendizagem: um jogo, chamado de Mandala Trigonométrica. Este jogo educativo engloba os conceitos anteriormente citados e busca estimular o raciocínio do aluno, sua compreensão matemática e melhor desenvolver seu conhecimento. A atividade foi realizada com uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Joinville, Santa Catarina. Essa turma apresentou uma melhora considerável em suas notas, comparando a prova e a sua recuperação, referente ao mesmo conteúdo.This work presents an approach to historical, teaching and learning issues related to trigonometry. Its presence in the high school curriculum and the difficulties encountered by the students with it during such teaching stage are highlighted. Looking for resources that help in the better understanding of arcs, angles, sine, cosine, and tangent in the trigonometric circumference, a pedagogical intervention is proposed: a game called the Trigonometric Mandala. It encompasses the previously mentioned concepts and seeks to stimulate the students' reasoning, their mathematical understanding and better development of their knowledge. The activity was performed with a second-year high school class from a public school in Joinville, Santa Catarina. This group presented a considerable improvement in their grades, comparing the test and its recovery, referring to the same content.Joinville, SCKeller, Susie CristineUniversidade Federal de Santa CatarinaWendland, Caroline Vanessa2017-12-15T12:29:03Z2017-12-15T12:29:03Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182286porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T12:29:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182286Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-15T12:29:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
title Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
spellingShingle Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
Wendland, Caroline Vanessa
Aprendizagem
Trigonometria
Jogo educativo
title_short Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
title_full Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
title_fullStr Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
title_full_unstemmed Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
title_sort Trigonometria no ensino médio: jogo como recurso didático
author Wendland, Caroline Vanessa
author_facet Wendland, Caroline Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Keller, Susie Cristine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendland, Caroline Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Trigonometria
Jogo educativo
topic Aprendizagem
Trigonometria
Jogo educativo
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T12:29:03Z
2017-12-15T12:29:03Z
2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182286
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112885710848