Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96512 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
id |
UFSC_ed1443d14075283771ef71958c54e05e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96512 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemáticaModelagemMatemáticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.Do ponto de vista da psicologia cognitiva e da pedagogia, o conhecimento matemático, nos moldes atuais, é visto como resultado da atividade própria do indivíduo, na interação com situações e pessoas do mundo que o cerca. Pode-se dizer em outras palavras, que o conhecimento matemático – qualitativo e quantitativo - é o conjunto de relações que se constrói na interação do sujeito ativo com o outro, por meio de ações intelectuais, físicas e emocionais sobre fatos e objetos do meio.Nesta perspectiva, uma linha de orientação pedagógica para o ensino de matemática é possibilitar aos alunos questões que os motivem a explorar situações de sua realidade social, de modo a colocar em prática o seu raciocínio matemático.A meta neste trabalho é mostrar uma proposta de ensino de matemática por meio da Modelagem Matemática uma vez que a ação por parte dos alunos se dá naturalmente. Geralmente, estão freqüentemente 5 interessados e diretamente envolvidos desde a concepção do problema a ser estudado, até a sua solução. Esta metodologia, possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos interligados aos de outras ciências, possibilitando assim uma atitude transdisciplinar em relação ao processo de ensino–aprendizagem de matemática.Raitz, CésarUniversidade Federal de Santa CatarinaRocco, Adriana Timbola2012-10-26T18:11:15Z2012-10-26T18:11:15Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96512porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T04:41:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96512Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T04:41:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
title |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
spellingShingle |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática Rocco, Adriana Timbola Modelagem Matemática |
title_short |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
title_full |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
title_sort |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
author |
Rocco, Adriana Timbola |
author_facet |
Rocco, Adriana Timbola |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Raitz, César Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocco, Adriana Timbola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática |
topic |
Modelagem Matemática |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-26T18:11:15Z 2012-10-26T18:11:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96512 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652098887221248 |