Modelo de demanda variavel para a determinação da oferta de transporte coletivo urbano por onibus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157666 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCruz, Jorge AlcidesLanzer, Edgar Augusto2016-01-08T16:58:22Z2016-01-08T16:58:22Z199184367https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157666Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro TecnologicoA oferta de transporte coletivo por ônibus compreende a especificação dos horários de início das viagens necessárias para transportar todos os passageiros existentes em sua área de influência, com um determinado grau de conforto, ao longo de um dia considerado típico. Inclue também a quantidade de veículos que precisam estar disponíveis para o cumprimento de tais horários. Para tanto, deve-se estabelecer estimativas para as variações da demanda ao longo do tempo e do espaço e também para as distribuições dos tempos de viagem e de espera nos terminais. Os modelos em utilização levam em conta e determinação de períodos típicos em que esses parâmetros são considerados constantes e iguais as médias dos valores observados. Porém, o estabelecimento dos limites de tais períodos não é automático e depende do critério do projetista, o que incorpora um elevado grau de subjetividade. Como conseqüência, a oferta assim calculada se torna pouco precisa e o processo, demorado e custoso. Neste trabalho é desenvolvido um modelo alternativo de estimação que dispensa a determinação dos períodos típicos, o que elimina a descontinuidade do processo de cálculo e as etapas que exigem a decisão do planejador. Isto permite que seja informatizado, reduzindo sua duração e custos e aumentando sua precisão.xviii, 191f.| il., grafs., tabsporTransporte urbanoTransportes coletivosOnibusTransporteTesesModelo de demanda variavel para a determinação da oferta de transporte coletivo urbano por onibusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL84367.pdfapplication/pdf5084007https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157666/1/84367.pdf95b66a14d0dd1d5d31e978ee7cd28fc5MD51123456789/1576662016-03-07 15:53:09.153oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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