Educação de jovens e adultos na Amazônia acreana: direito ao acesso e à permanência dos educandos da rede estadual no município de Cruzeiro do Sul - Acre (2015 a 2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Lopes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235363
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
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spelling Educação de jovens e adultos na Amazônia acreana: direito ao acesso e à permanência dos educandos da rede estadual no município de Cruzeiro do Sul - Acre (2015 a 2019)EducaçãoPolíticas públicasEducação de jovens e adultosDireito à educaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.O objetivo desta pesquisa constitui em compreender as relações entre o direito ao acesso e à permanência dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas pertencentes à Rede Estadual de Educação do Acre, na zona urbana do município de Cruzeiro do Sul, situando as causas e os conflitos existentes nessas relações. A hipótese/aposta a ser investigada é a de que as redes de ensino e as escolas nem sempre estão atentas aos direitos garantidos por leis aos educandos e, portanto, é possível que muitas não desenvolvam efetivas ações que assegurem o acesso e a permanência dos estudantes. Desse modo, não ?percebem? a EJA como um direito aos estudantes que, em sua maioria, são trabalhadores e trabalhadoras que no passado tiveram o seu direito à educação negado e quando voltam/chegam, encontram dificuldades em permanecer no ambiente escolar. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativa de caráter exploratório e as análises dos dados ocorreram mediante a análise de conteúdo de forma categorial. As fontes da pesquisa se caracterizam como bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos e teses. Quanto à documental, realizou-se um levantamento de documentos legais vinculados ao processo de construção da Educação de Jovens e Adultos, em nível nacional, estadual. A técnica da pesquisa foi por meio do levantamento dos dados e a pesquisa se dará por meio da análise de conteúdo de forma categorial. A sistematização das entrevistas semiestruturadas e das conversas informais concedidas ocorreram de acordo com a técnica da análise de conteúdo. Quanto aos instrumentos, foram feitos o levantamento bibliográfico e a análise de documentos legais vinculados ao processo de construção da Educação de Jovens e Adultos, em nível nacional, estadual e local; para a coleta de dados nas escolas foram utilizadas conversas informais e entrevistas semiestruturadas, utilizando anotações e gravações. Inicialmente foram ouvidos gestores, professores e educandos. Fica claro na investigação que as políticas para a EJA na rede estadual do Acre estão contempladas nos documentos oficiais para a modalidade no estado, no entanto, a implementação dessas políticas estão estacionadas, pior ainda, no atual cenário, sofreram uma regressão, fato que nos coloca a responsabilidade de denunciar e lutar pelo direito à educação desses jovens, adultos e idosos. Ressalta-se que apesar de algumas contradições, as escolas dentro das suas possibilidades têm feito esforços para atender esses sujeitos, na tentativa de acolher, proporcionando condições mínimas para a não exclusão deles. Entretanto, a escola sozinha, muitas vezes, não consegue, pois necessita do compromisso efetivo dos demais órgãos responsáveis que se omitem e como resultado continua-se tendo índices não aceitáveis de exclusão desses sujeitos. Muitos deles, mesmo querendo estudar, são obrigados a deixar a escola, por falta de políticas públicas que possibilitem a apropriação do direito subjetivo à educação.Abstract: The present study aims to comprehend the relations of the right to the access and permanence of students from Youth and Adult Education (EJA) ? Youth and Adult Education ?, in two state schools belonging to the State Education Network of Acre, in the urban area of the city of Cruzeiro do Sul, situating the causes and conflicts existing in these relations. The hypothesis to be investigated is that the educational networks and schools are not always attentive to the rights guaranteed by laws to students and, therefore, it is possible that many do not implement effective actions that favor the access and permanence of their students. Thus, they do not \"perceive\" EJA as a right to its students, who are mostly workers that in the past have had their right to education denied and, when they return, they find it difficult to persist with their studies. Regarding to the methodology used, this is a qualitative and exploratory research, whose data analysis was conducted as a content analysis in categories. The sources of this work can be characterized as bibliographic, documentary and field. The research took place at two state schools, in Cruzeiro do Sul/Acre, which offer the EJA modality. A priori, we will present a theoretical debate about the specificities of the EJA modality and the implementation of policies involving the right, access and permanence for this modality. Through the survey of the state of knowledge, we mapped theoretical references on the historical processes of the EJA in the state of Acre, particularly in Cruzeiro do Sul, in addition to analyzing documents of legal guidelines and actions carried out or under development to implement political strategies of offering the EJA in the state network of Acre. This process had, as potential results, the identification in the scope of these actions and in the context of strategic public policies of access and permanence of students in EJA. Principals, coordinators, teachers, and students were heard for this identification. It is necessary to break with the negative and reduced view in relation to the EJA. We can affirm that there are laws that should \"guarantee\" the right to basic formal education to the young, adult, and elderly subjects, but, contradictorily, in the implementation of the offer of the schooling process, the denial of this right is evidenced. It is evidenced in this work that the policies for the EJA at state schools in Acre are included in the official documents for this teaching modality. However, the implementation of these policies is static, even worse, in the current scenario, they underwent a regression, a fact that puts us responsible for denouncing and fighting for the right to education of young people, adults and the elderly. We emphasize that despite some contradictions, the schools, within their possibilities, have made efforts to serve these people, in an attempt to welcome, providing minimum conditions for non-exclusion. However, the school alone often fails, because it needs the effective commitment of the other responsible institutions, which, if they omit, and as a result we continue to have unacceptable rates of exclusion of these subjects. Many of them, even if they want to study, are obliged to leave school, due to the lack of public policies that allow the appropriation of the subjective right to education.Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Pedro Lopes da2022-06-01T23:15:53Z2022-06-01T23:15:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis335 p.| il., gráfs.application/pdf376329https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235363porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-01T23:15:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235363Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-01T23:15:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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