Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -

Bibliographic Details
Main Author: Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
Publication Date: 2003
Other Authors: Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP]
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711
http://hdl.handle.net/11449/107262
Summary: Este artigo mostra a importância da utilização de registros de aula para o planejamento de outras aulas/atividades bem como sua utilização como material científico. Faz um levantamento e uma análise das falas de educandos jovens e adultos de uma classe vinculada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. As falas relacionadas a temas da área de Ciências Biológicas foram extraídas dos registros e analisadas quanto ao seu conteúdo e momento em que apareciam. O texto apresenta também um relato de aula planejada e desenvolvida a partir desses registros e destaca a importância de se considerarem os saberes dos educandos para a realização de uma aula. Reconhece-se a importância do diálogo entre educandos e professores, que a relação de ensino-aprendizagem ocorre do educador para o educando, e vice-versa, e que a análise de registros de aula são uma importante fonte para dados qualitativos.
id UNSP_ae3f9dfda76f23896869771382de1c01
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107262
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -EducaçãoEducação de Jovens e Adultosregistros de aulaconstrução do conhecimento científicoEste artigo mostra a importância da utilização de registros de aula para o planejamento de outras aulas/atividades bem como sua utilização como material científico. Faz um levantamento e uma análise das falas de educandos jovens e adultos de uma classe vinculada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. As falas relacionadas a temas da área de Ciências Biológicas foram extraídas dos registros e analisadas quanto ao seu conteúdo e momento em que apareciam. O texto apresenta também um relato de aula planejada e desenvolvida a partir desses registros e destaca a importância de se considerarem os saberes dos educandos para a realização de uma aula. Reconhece-se a importância do diálogo entre educandos e professores, que a relação de ensino-aprendizagem ocorre do educador para o educando, e vice-versa, e que a análise de registros de aula são uma importante fonte para dados qualitativos.This text comments on the importance of the usage of class recording in planning lectures as well as scientific material. It surveys and analyzes young and adults students speeches. These students were members of a class of youth and adults linked to the Project of Youth and Adult Education (PEJA), at the Universidade Estadual Paulista, at the Campus of Rio Claro. Speechs related to Biological Science subjects were detached from the records and analyzed considering their meaning and the moment they were pronounced. The text also presents a class report that was planned and developed based on those class recordings. The student’s life experiences are very important to develop a lecture. It is recognized the importance of the dialogue between students and teachers, once the relationship between learning and teaching is a back and forth mechanism from teacher to student and the analyzes of class recordings are an important source of qualitative data.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de ZoologiaUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de ZoologiaUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP]2014-06-24T19:54:00Z2014-06-24T19:54:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 23.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107262ISSN1981-8106-2003-11-20-23-28.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:10:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-01T06:10:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
title Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
spellingShingle Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
Educação
Educação de Jovens e Adultos
registros de aula
construção do conhecimento científico
title_short Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
title_full Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
title_fullStr Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
title_full_unstemmed Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
title_sort Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
author Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
author_facet Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP]
author_role author
author2 Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]
Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de Jovens e Adultos
registros de aula
construção do conhecimento científico
topic Educação
Educação de Jovens e Adultos
registros de aula
construção do conhecimento científico
description Este artigo mostra a importância da utilização de registros de aula para o planejamento de outras aulas/atividades bem como sua utilização como material científico. Faz um levantamento e uma análise das falas de educandos jovens e adultos de uma classe vinculada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. As falas relacionadas a temas da área de Ciências Biológicas foram extraídas dos registros e analisadas quanto ao seu conteúdo e momento em que apareciam. O texto apresenta também um relato de aula planejada e desenvolvida a partir desses registros e destaca a importância de se considerarem os saberes dos educandos para a realização de uma aula. Reconhece-se a importância do diálogo entre educandos e professores, que a relação de ensino-aprendizagem ocorre do educador para o educando, e vice-versa, e que a análise de registros de aula são uma importante fonte para dados qualitativos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-24T19:54:00Z
2014-06-24T19:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711
Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 23.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107262
ISSN1981-8106-2003-11-20-23-28.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711
http://hdl.handle.net/11449/107262
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 23.
1981-8106
ISSN1981-8106-2003-11-20-23-28.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964779612209152