Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2003 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNESP |
Download full: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711 http://hdl.handle.net/11449/107262 |
Summary: | Este artigo mostra a importância da utilização de registros de aula para o planejamento de outras aulas/atividades bem como sua utilização como material científico. Faz um levantamento e uma análise das falas de educandos jovens e adultos de uma classe vinculada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. As falas relacionadas a temas da área de Ciências Biológicas foram extraídas dos registros e analisadas quanto ao seu conteúdo e momento em que apareciam. O texto apresenta também um relato de aula planejada e desenvolvida a partir desses registros e destaca a importância de se considerarem os saberes dos educandos para a realização de uma aula. Reconhece-se a importância do diálogo entre educandos e professores, que a relação de ensino-aprendizagem ocorre do educador para o educando, e vice-versa, e que a análise de registros de aula são uma importante fonte para dados qualitativos. |
id |
UNSP_ae3f9dfda76f23896869771382de1c01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107262 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos -EducaçãoEducação de Jovens e Adultosregistros de aulaconstrução do conhecimento científicoEste artigo mostra a importância da utilização de registros de aula para o planejamento de outras aulas/atividades bem como sua utilização como material científico. Faz um levantamento e uma análise das falas de educandos jovens e adultos de uma classe vinculada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. As falas relacionadas a temas da área de Ciências Biológicas foram extraídas dos registros e analisadas quanto ao seu conteúdo e momento em que apareciam. O texto apresenta também um relato de aula planejada e desenvolvida a partir desses registros e destaca a importância de se considerarem os saberes dos educandos para a realização de uma aula. Reconhece-se a importância do diálogo entre educandos e professores, que a relação de ensino-aprendizagem ocorre do educador para o educando, e vice-versa, e que a análise de registros de aula são uma importante fonte para dados qualitativos.This text comments on the importance of the usage of class recording in planning lectures as well as scientific material. It surveys and analyzes young and adults students speeches. These students were members of a class of youth and adults linked to the Project of Youth and Adult Education (PEJA), at the Universidade Estadual Paulista, at the Campus of Rio Claro. Speechs related to Biological Science subjects were detached from the records and analyzed considering their meaning and the moment they were pronounced. The text also presents a class report that was planned and developed based on those class recordings. The student’s life experiences are very important to develop a lecture. It is recognized the importance of the dialogue between students and teachers, once the relationship between learning and teaching is a back and forth mechanism from teacher to student and the analyzes of class recordings are an important source of qualitative data.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de ZoologiaUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de ZoologiaUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP]Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP]2014-06-24T19:54:00Z2014-06-24T19:54:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 23.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107262ISSN1981-8106-2003-11-20-23-28.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:10:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-01T06:10:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - |
title |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - |
spellingShingle |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP] Educação Educação de Jovens e Adultos registros de aula construção do conhecimento científico |
title_short |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - |
title_full |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - |
title_fullStr |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - |
title_full_unstemmed |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - |
title_sort |
Indagações, Comentários e Saberes dos Educandos - Jovens e Adultos - |
author |
Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP] |
author_facet |
Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP] Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Vagner de Araújo [UNESP] Camargo, Maria Rosa Martins Rodrigues de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação de Jovens e Adultos registros de aula construção do conhecimento científico |
topic |
Educação Educação de Jovens e Adultos registros de aula construção do conhecimento científico |
description |
Este artigo mostra a importância da utilização de registros de aula para o planejamento de outras aulas/atividades bem como sua utilização como material científico. Faz um levantamento e uma análise das falas de educandos jovens e adultos de uma classe vinculada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. As falas relacionadas a temas da área de Ciências Biológicas foram extraídas dos registros e analisadas quanto ao seu conteúdo e momento em que apareciam. O texto apresenta também um relato de aula planejada e desenvolvida a partir desses registros e destaca a importância de se considerarem os saberes dos educandos para a realização de uma aula. Reconhece-se a importância do diálogo entre educandos e professores, que a relação de ensino-aprendizagem ocorre do educador para o educando, e vice-versa, e que a análise de registros de aula são uma importante fonte para dados qualitativos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2014-06-24T19:54:00Z 2014-06-24T19:54:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711 Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 23. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107262 ISSN1981-8106-2003-11-20-23-28.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/711 http://hdl.handle.net/11449/107262 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 23. 1981-8106 ISSN1981-8106-2003-11-20-23-28.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964779612209152 |