Análise operacional de um corredor urbano utilizando simulação de tráfego
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202836 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Análise operacional de um corredor urbano utilizando simulação de tráfegoSimulação de tráfegoSimulação macroscópicaSimulação microscópicaSemáforosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O aumento da frota de veículos no Brasil nos últimos anos vem agravando os problemas de mobilidade urbana dos grandes centros. Buscando reverter esses problemas, é necessário um planejamento urbano, avaliando diferentes alternativas para implantar novos sistemas ou aprimorar os existentes. Para esse planejamento, pode-se utilizar a técnica de simulação de tráfego. Este trabalho tem como objetivo principal elaborar e analisar um modelo de tráfego de um corredor urbano de uma área de estudo no município de São José utilizando a técnica de simulação de tráfego, realizando comparação do cenário atual com cenários alternativos com a projeção de demanda para o futuro. O modelo de tráfego foi elaborado utilizando software VISUM, em nível macroscópico, inserindo os dados de infraestrutura, controle de tráfego e demanda. As análises foram realizadas no software VISSIM, em nível microscópico, após realizar o recorte da área de estudo no VISUM e a sua exportação. A demanda atual foi projetada para o ano de 2029 e foi utilizada como demanda dos cenários alternativos. Foram analisados três cenários alternativos, para o primeiro cenário foi proposto o aumento no número de faixas de rolamento do corredor principal. Para o segundo cenário foi calculado o tempo de defasagem através do diagrama espaço-tempo. E o último cenário, foi elaborado sem alterações, somente com a demanda projetada. Foi realizada a análise comparativa entre os resultados dos três cenários alternativos. O cenário com o aumento no número de faixas de rolamento apresentou os melhores resultados, beneficiando a fluidez do tráfego. O cenário com o cálculo das defasagens e o sem alterações apresentaram resultados semelhantes, ficando o cenário com o cálculo das defasagens com resultados melhores.The increase in the number of vehicles in Brazil in recent years has aggravated the urban mobility problems of major centers. Seeking to reverse these problems, urban planning is needed, evaluating different alternatives for deploying new systems or enhancing existing ones. For this type of planning, one can use a traffic simulation technique. This work plans, as the main objective, to elaborate and analyze a traffic model of an urban corridor in a study area in the city of São José, using the traffic simulation technique, comparing the current scenario with alternative scenarios with the projection of future demand. The traffic model was developed using macroscopic VISUM software, entering the infrastructure, traffic control and demand data. The analyses were performed using VISSIM software, at microscopic level, after cutting the study area in VISUM and exporting it. Current demand was projected for the year 2029 and was used as the demand for alternative scenarios. Three alternative scenarios were analyzed, for the first scenario it an increase in the number of main aisle rolling lanes was proposed. For the second scenario, the lag time was calculated using a space-time diagram. The last scenario was elaborated without changes, only using projected demand. A comparative analysis was performed between the results of the three alternative scenarios. The first scenario, in which the number of lanes is increased shows the best results, benefiting the flow of traffic. The second and third scenarios showed similar results, with the calculation of time lags having better results.Florianópolis, SCCoelho, Alexandre HeringUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Lucas Sell da2019-12-12T18:57:52Z2019-12-12T18:57:52Z2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202836info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-12T18:57:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202836Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-12T18:57:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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