O CAMPO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS CATARINENSES: UM ESTUDO A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201921 |
Resumo: | Este artigo retrata os resultados de uma análise que identifica o campo da avaliação institucional em instituições universitárias catarinenses, possuindo como sustentação a sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Baseando-se nas concepções de Bourdieu sobre o papel da educação, habitus, campo e capital, este trabalho possui como objetivo identificar estes fenômenos a partir do processo de avaliação institucional em universidades comunitárias. Por meio de um estudo com caráter fenomenológico e entrevistas auxiliadas com especialistas, suportadas por instrumento, tornando-se possível retratar o movimento da avaliação em seu campo e lugar. De modo geral as universidades contactadas compreendem a avaliação institucional como uma ferramenta estratégica e em seus movimentos é possível perceber que o campo da avaliação institucional se organiza em torno de fenômenos comuns, desenvolvidos no contexto de cada uma das IES investigadas. |
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O CAMPO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS CATARINENSES: UM ESTUDO A PARTIR DE PIERRE BOURDIEUEste artigo retrata os resultados de uma análise que identifica o campo da avaliação institucional em instituições universitárias catarinenses, possuindo como sustentação a sociologia desenvolvida por Pierre Bourdieu. Baseando-se nas concepções de Bourdieu sobre o papel da educação, habitus, campo e capital, este trabalho possui como objetivo identificar estes fenômenos a partir do processo de avaliação institucional em universidades comunitárias. Por meio de um estudo com caráter fenomenológico e entrevistas auxiliadas com especialistas, suportadas por instrumento, tornando-se possível retratar o movimento da avaliação em seu campo e lugar. De modo geral as universidades contactadas compreendem a avaliação institucional como uma ferramenta estratégica e em seus movimentos é possível perceber que o campo da avaliação institucional se organiza em torno de fenômenos comuns, desenvolvidos no contexto de cada uma das IES investigadas.INPEAU/UFSC2019-11-26T15:03:14Z2019-11-26T15:03:14Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201921FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINOVEIGA, ISADORA MARIA BACK DAFREITAS, LETICIA SALVAROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T15:03:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T15:03:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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