Instrumento de avaliação de projetos de extensão na modalidade de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Paola
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96210
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
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spelling Instrumento de avaliação de projetos de extensão na modalidade de educação a distânciaAdministraçãoUniversidades e faculdades -AdministracaoAvaliaçãoEnsino a distanciaExtensão universitariaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoA Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação da Universidade e sociedade. Esta relação carente de aperfeiçoamento contínuo pode, por meio da gestão universitária, alcançar a otimização necessária nos processos administrativos que a cercam, tais como: planejamento, organização, controle e direção. Nestes processos, a avaliação de projetos de extensão, que vai além do mero controle, é um processo que merece especial atenção, conforme exposto pelo MEC e pelo Fórum de Pró-reitores de extensão. Frente a esta conjuntura, o objetivo deste estudo é desenvolver um instrumento de avaliação para projetos de extensão na modalidade de educação a distância. Trata-se de um estudo predominantemente qualitativo, descritivo e estudo de caso. Os dados, coletados por meio de documentos, entrevistas e observação junto aos coordenadores de extensão de centro, de departamento, professores, bem como equipe envolvida em um projeto de extensão em EAD (supervisor, orientadores e tutores), foram tratados por meio de triangulação e análise documental. As entrevistas aliadas aos indicadores do Plano Nacional de extensão, SINAES, indicadores da Administração de projetos e referenciais de qualidade em EAD, subsidiaram a construção do instrumento. O estudo permitiu constatar que há uma necessidade premente da utilização de um instrumento de avaliação na instituição analisada, já que os projetos de extensão são subsidiados pela sociedade, e as avaliações do retorno destes projetos restringem-se a um relatório que não contempla os itens mínimos propostas pelo MEC, SINAES e Plano Nacional de extensão. Sendo assim, o instrumento proposto neste estudo, o qual prevê a análise de itens como: objetivos, beneficiários, resultados, agências financiadoras, dificuldades, facilidades, política de gestão, relação universidade-sociedade, avanço do conhecimento, responsabilidade social da instituição, inovação tecnológica, qualidade técnica, custos e prazos, capacitação técnica, reconhecimento externo, compromisso dos gestores, desenho do projeto, equipe de profissionais multidisciplinar, comunicação/interação entre os agentes, recursos educacionais, infraestrutura de apoio, avaliação contínua e abrangente, convênios e parcerias, transparência nas informações e sustentabilidade financeira, procura possibilitar uma avaliação que de fato subsidie o aperfeiçoamento contínuo dos projetos de extensão na modalidade de educação a distância nas universidades públicas federais.The University Extension is an educational process that articulates cultural and scientific teaching and research in an inseparable manner and enables the relationship between the University and society. This relationship may need of continuous improvement, through the university management, to achieve the optimization required in the administrative processes that surround it, such as planning, organization, control and direction. In these cases, the evaluation of extension projects, which goes beyond mere control, is a process that deserves special attention, as outlined by MEC and Forum of Pro-rectors of extension. Faced with this situation, the objective of this study is to develop an assessment instrument for extension projects in the form of distance education. This is a study predominantly qualitative, descriptive and case study. Data were collected through documents, interviews and observation along with the coordinators of extension center, department, faculty and staff involved in an extension project in the modality of distance education (supervisor, counselors and tutors), were treated by means of triangulation and document analysis. The interviews, combined with the indicators of the National Extension, SINAES, Project Management indicators and benchmarks of quality in distance education, subsidized the construction of the instrument. The work has found that there is a pressing need for the use of an assessment instrument in the institution analyzed, since the extension projects are subsidized by society, and assessments of the return of these projects are restricted to a report that does not include the minimum items proposed by the MEC, SINAES and Plan National of extension. Thus, the instrument proposed in this study, which provides the analysis of such items as: objectives, beneficiaries, outcomes, funding agencies, difficulties, facilities, management policy, university-society, advancement of knowledge, corporate social responsibility, innovation technological, technical quality, costs and deadlines, technical training, external recognition, appointment of managers, project design, multi-disciplinary team of professionals, communication / interaction between staff, educational resources, infrastructure support, continuous assessment and comprehensive, agreements and partnerships, information transparency and financial sustainability, seeks to enable an assessment that actually subsidize the continuing improvement of extension projects in the form of distance education in the federal public universities.Florianópolis, SCCosta, Alexandre MarinoUniversidade Federal de Santa CatarinaAzevedo, Paola2012-10-26T09:51:00Z2012-10-26T09:51:00Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis223 p.| il., grafs., tabs.application/pdf301637http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96210porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:29:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96210Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:29:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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