Convergências para o diálogo educativo: os atuais recursos pedagógicos, o ensinar e o aprender - uma análise na pedagogia Montessori
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210599 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
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Convergências para o diálogo educativo: os atuais recursos pedagógicos, o ensinar e o aprender - uma análise na pedagogia MontessoriEducaçãoMontessori, Método de educaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoPrática de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O Sistema Montessori de Educação, idealizado pela médica e educadora italiana, Maria Montessori (1870-1952), ocupou papel de destaque no contexto da Escola Nova, no início do século XX. Concebeu um novo paradigma de escola baseado na educação integral, nos princípios da liberdade, da autonomia, da individualidade e da educação centralizada na criança. Está alicerçado na autoeducação, na autodisciplina, e no ambiente preparado para atender as necessidades de cada aprendiz. Destacamos que na lacuna desse tempo, dos primórdios do século XX às primeiras décadas do século XXI, constatamos inúmeras transformações culturais e sociais ocorridas em todo o planeta, em diferentes contextos, como o social, físico, político, econômico, científico ou tecnológico. Consequentemente, diante deste novo panorama, de uma nova paisagem informacional e comunicacional, as dimensões educativas da sociedade alteram- se e passam a permear nossa vida nos mais distintos segmentos. Neste híbrido, a principal atividade dos seres humanos tem relação com a conquista, o processamento, a análise e a recriação da informação. Assim, novas e distintas estruturas de interações, de comunicação, de apropriação de conhecimentos, de desejos e de necessidades são criadas a partir da relação com as tecnologias de informação e comunicação. Este cenário requer novas formas de gerenciar socialmente o conhecimento, de ensinar e aprender; e dentre os desafios da era digital, encontra- se também o de pensar uma nova racionalidade para a escola. Deste modo, ao considerar as potencialidades e a vigência do Sistema Montessori de Educação, esta dissertação averiguou os princípios filosóficos da pedagogia montessoriana e as possibilidades deste sistema educacional transcender temporalmente e renovar-se para a era digital sem perder a sua essência. Apoiados na pesquisa sobre os fundamentos do Sistema Montessori e a importância dos recursos pedagógicos ? ao conceber que estes abrangem o todo que auxilia a aprendizagem e intermediam os processos que tanto são intencionalmente organizados dentro da escola, como também colaboram com o aprender fora deste meio - verificamos os elementos que favorecem a prática educativa na era digital. Com este propósito, revisitamos as ideias originais da educadora, realizamos uma criteriosa pesquisa bibliográfica, que estruturou-se inspirada na análise de categorias com vistas a favorecer o estudo dos princípios pedagógicos fundamentais do Sistema Montessori. Dessa maneira, analisamos os princípios que se mantêm atuais e presentes nas escolas objetivando compreender se integram os elementos desta cultura da era digital, que não estavam presentes na época da sua fundamentação. Este trabalho incluiu uma pesquisa qualitativa de estudo de bibliográfico e foi inspirado na análise de categorias. O aporte teórico parte das referências de autores da contemporaneidade como Coll; Monereo (2010), Martín-Barbero (2014), Pérez Gómez (2015), Santaella (2013) e Serres (2013); Montessori (1965, 1987, 2003, 2006, 2015), Helming (1970), Standing (1974), Maran (1977), Lagoa (1981), Röhrs (2010), Lillard (2017), entre outros contemplaram o Sistema Montessori. Concluímos a pesquisa destacando a complexidade e a abrangência do Sistema Montessori de Educação, que fundamentado e alicerçado em princípios e valores vigentes e essenciais à formação humana, apresenta a preocupação de desenvolver nos educandos as habilidades e competências que são compatíveis às necessidades educacionais da era digital: autonomia, liberdade, autoeducação, disciplina, ordem. Maria Montessori propõe a educação para a vida; a educação na qual a consciência não está no ensinar e sim, em como a criança aprende. Diante de todo o contexto da pesquisa, apontamos que a essência filosófica e metodológica do Sistema Montessori de Educação o possibilitam manter-se atual à contemporaneidade.<br>Abstract : The Montessori educational system, founded by Italian physician and educator, Maria Montessori (1870-1952), played a prominent role in the context of the New School in the early twentieth century. She conceived a new school paradigm based on integral education, based on the principles of freedom, autonomy, individuality and child-centered education. It is based on self- education, self-discipline, and the environment prepared to meet the needs and enable the development of each learner occupies an important position. We state that in the gap of this time, from the beginnings of the twentieth century to the first decades of the twenty-first century, we have seen countless cultural and social transformations throughout the planet, in different contexts, such as social, physical, political, economic, scientific or technological. Consequently, due to this new social panorama, of a new informational and communicational landscape, the educational dimensions of the society change and permeate our life in the most different segments. In this hybrid, the main activity of human beings is related to the conquest, processing, analysis and re-creation of information, so new and different structures of interactions, communication, appropriation of knowledge, desires and needs are created from the relation with information and communication technologies. This scenario requires new ways of socially managing knowledge, of teaching and learning; and among the challenges of the digital age, there is also the idea of thinking about a new rationality for the school. Thus, in considering the potentialities and permanence of the Montessori System, this dissertation investigated the possibilities of a teaching methodology to temporarily transcend and renew itself into the digital age without losing its essence. Anchored in the research on the foundations of the Montessori System and the pedagogical resources - in conceiving that they cover the whole that aids learning and intermediates the processes that are intentionally organized by teachers inside or outside the school, we investigate the elements that favor the educational practice in the digital age. To this end, we revisited the original ideas of the mentioned educator and wrote a criterions? bibliographical research, inspired in the analysis of categories which favored the study of pedagogical fundamental Montessori?s system. In this manner, we analyzed the principles that keep themselves present in the schools in order to understand the elements of this culture of the digital era that were not present at the time of its grounds. This work includes a qualitative research of bibliographic study and analysis of categories. The theoretical contribution starts from the references of contemporaneous authors as Coll; Monereo (2010), Martín-Barbero (2014), Pérez Gómez (2015), Santaella (2013) e Serres (2013); Röhrs (2010), Lillard (2017), amongst others which contemplated the Montessori System. We conclude this research stating that the complexity and the role of Montessori?s educational system, founded and based in principles and up to date values essential to human formation, presents the worries of developing in pupils the abilities and competences that are compatible to the educational needs of the digital era: autonomy, freedom, self- education, discipline, order. Maria Montessori proposes that the education to life; the education to life; the education in which the conscience isn?t in teaching, but, how the child learns. Given the context of the research, we affirm that the essence of philosophical and methodology of the Montessori Educational System possibilities that it keeps itself contemporary.Bergmann, Juliana Cristina FaggionUniversidade Federal de Santa CatarinaBosse, Ana Maria2020-08-19T20:13:42Z2020-08-19T20:13:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 p.| il.application/pdf364053https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210599porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T20:13:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/210599Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-19T20:13:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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