GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hornink, Gabriel Gerber
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Luiz Eduardo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668
Resumo: As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente.
id UFSC_ee73cbfee3793d1cff6967135a049cf9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131668
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASILCursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares.As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente.INPEAU2015-04-06T12:37:25Z2015-04-06T12:37:25Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668Hornink, Gabriel GerberSilva, Luiz Eduardo daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:37:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:37:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
title GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
spellingShingle GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
Hornink, Gabriel Gerber
Cursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares.
title_short GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
title_full GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
title_fullStr GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
title_full_unstemmed GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
title_sort GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
author Hornink, Gabriel Gerber
author_facet Hornink, Gabriel Gerber
Silva, Luiz Eduardo da
author_role author
author2 Silva, Luiz Eduardo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hornink, Gabriel Gerber
Silva, Luiz Eduardo da
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares.
topic Cursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares.
description As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-06T12:37:25Z
2015-04-06T12:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652377394249728