GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668 |
Resumo: | As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente. |
id |
UFSC_ee73cbfee3793d1cff6967135a049cf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131668 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASILCursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares.As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente.INPEAU2015-04-06T12:37:25Z2015-04-06T12:37:25Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668Hornink, Gabriel GerberSilva, Luiz Eduardo daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T12:37:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T12:37:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL |
title |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL |
spellingShingle |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL Hornink, Gabriel Gerber Cursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares. |
title_short |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL |
title_full |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL |
title_fullStr |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL |
title_sort |
GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL |
author |
Hornink, Gabriel Gerber |
author_facet |
Hornink, Gabriel Gerber Silva, Luiz Eduardo da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luiz Eduardo da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hornink, Gabriel Gerber Silva, Luiz Eduardo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares. |
topic |
Cursos semipresenciais, EAD, gestão digital, softwares. |
description |
As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-06T12:37:25Z 2015-04-06T12:37:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652377394249728 |