OS CURSOS SEMI PRESENCIAIS REGULAMENTADOS : UM OLHAR INTRODUTÓRIO A PARTIR D OS DADOS DO CENSO DE 2017 SOBRE A E DUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORTORELI, Adélia Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: COSTA, Maria Luisa Furlan, MENDONÇA, Camila Tecla Mortean, BURCI, Taissa Vieira Lozano, OLIVEIRA, Renata de, OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3537
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar alguns dados dos cursos semipresenciais reunidos no‘Censo EAD.BR 2017-Relatório a nalítico da aprendizagem a distância no Brasil’, disponibilizados na versão on-line pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). A metodologia utilizada consiste numa revisão bibliográfica e documental de natureza quanti qualitativa. O conjunto de informações quantitativas dispostas em cinco gráficos e duas tabelas foi extraído do referido relatório.A revisão bibliográfica possibilitou uma análise quanti- qualitativa das informações coletadas. Os resultados indicam que 351 instituições regulamentadas pelo MEC responderam os questionários enviados pela ABED, sendo esse o maior número de respondentes da história do Censo. Sugere-se que houve um aumento na oferta e crescimento dos cursos semipresenciais e a EaD no Brasil continua tendo números expressivos no processo de democratização da educação no Brasil. Conclui - se que apesar da expansão e flexibilização dos cursos semipresenciais é necessária um constante reflexão para a qualidade do ensino ofertada dos cursos semipresenciais.
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