Gerenciamento de risco cambial na Fiat Automóveis S/A com utilização de hedge sem caixa
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85455 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Gerenciamento de risco cambial na Fiat Automóveis S/A com utilização de hedge sem caixaEngenharia de produçãoHedging(Financas)CambioInvestimentosAutomoveis -ComercioBrasilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo objetivou investigar o processo de gerenciamento de riscos cambial na Fiat Automóveis S/A com utilização de hedge. Tal objetivo evidencia o tipo de pesquisa realizada que caracteriza como sendo exploratório, seguindo o método do estudo de caso. Os dados foram obtidos no Balanço Patrimonial da Fiat Automóveis de 1999, através de fonte primária (documental). Inicia-se com a fundamentação teórica, onde é abordada a gestão de riscos como um elemento estratégico de controle, caracterizando os instrumentos de análise de riscos, tendo em vista o foco do trabalho. Também é contemplada a dinâmica estratégica de hedge, com ênfase na proteção. No mercado de derivativos são considerados os principais derivativos: mercado de futuro e a termo, swaps e opções. Com base na pesquisa teórica e empírica foi investigado o gerenciamento de riscos cambial na Fiat Automóveis com utilização de hedge. Esboçada a investigação e definida a utilização do hedge que a consubstanciam, realizou-se a investigação, por meio Balanço Patrimonial da Fiat Automóveis de 1999. Os resultados da pesquisa mostraram que a empresa não pode correr riscos e deve se proteger quanto aos mesmos sem caracterizar especulação de nenhuma espécie e que diante das novas tendências de mercado e para manutenção da sua saúde financeira, a Fiat deve continuar a fazer a cobertura cambial e melhorar o gerenciamento dos seus riscos com a implementação ou melhoramento dos seus sistemas e estruturação de novas operações que possam reduzir o custo do hedge ou fazê-lo através de compensações entre as diversas empresas do grupo.Florianópolis, SCMenezes, Emilio de AraujoBaima, Francisco de ResendeUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Marcus Vinicius Soares2012-10-20T18:54:57Z2012-10-20T18:54:57Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf206712http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85455porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T08:58:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85455Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T08:58:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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