Translação do conhecimento na construção de diretriz clínica: cuidados de enfermagem a idosos com demência institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siewert, Josiane Steil
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221987
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
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spelling Translação do conhecimento na construção de diretriz clínica: cuidados de enfermagem a idosos com demência institucionalizadosEnfermagemPesquisa médica translacionalDemênciaRevisão sistemáticaDiretrizes para a prática clínicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.O cuidado ao idoso com demência, no contexto da instituição de longa permanência temapresentado alguns desafios à enfermagem gerontológica. O principal é estabelecer um corpode conhecimento teórico prático que atenda às demandas assistenciais, levando emconsideração a realidade do idoso, da equipe de enfermagem e da instituição de longapermanência para idosos. Esse estudo buscou responder quais são as melhores práticas deenfermagem para o cuidado baseado em evidências ao idoso com demência em instituições delonga permanência. Seu objetivo foi desenvolver diretriz clínica para cuidados deenfermagem a pessoas idosas com demência em instituições de longa permanência. Oreferencial teórico metodológico utilizado foi a prática baseada em evidências e a translaçãodo conhecimento, constituindo a abordagem utilizada neste estudo. A pesquisa foidesenvolvida utilizando-se o modelo canadense Knowledge to Action. A primeira etapaocorreu de julho a setembro de 2018 e foram identificadas as lacunas de conhecimento para aação e o conhecimento a ser implementado foi revisado e selecionado. A segunda etapaocorreu de setembro de 2018 a maio de 2019, sendo elaborada a revisão sistemática e odesenvolvimento da diretriz clínica. A terceira etapa foi realizada de março a agosto de 2019,para avaliar a diretriz clínica quanto as suas dimensões clínica e científica, as barreiras efacilitadores para sua implementação e a qualidade da diretriz clínica. Foi desenvolvida emuma instituição de longa permanência para idosos e participaram da pesquisa a equipe deenfermagem e pesquisadores convidados para elaboração e avaliação da diretriz clínica. Osdados da primeira etapa foram analisados por meio da análise temática de Minayo, os dadosda revisão sistemática foram analisados quanto a qualidade e ao risco de viés e os dados dadiretriz clínica foram analisados pelo instrumento AGREE II. Os resultados permitiram acompreensão das vivências e das percepções dos profissionais de enfermagem acerca docuidado de enfermagem ao idoso com demência, residente de instituição de longapermanência. Através dos dados coletados, foi possível conhecer a lacuna de conhecimentosobre os cuidados de higiene e conforto e os episódios de agressividade, agitação e resistênciaao cuidado. Ao compartilhar informações sobre os cuidados com resultados positivos, aequipe percebeu a importância da abordagem individualizada ao idoso e, desta, oestabelecimento do vínculo como processo terapêutico. Os dados da revisão sistemáticaapontaram que o tratamento não farmacológico para os sintomas comportamentais epsicológicos da demência deve envolver treinamento constante da equipe de enfermagem,baseando-se no cuidado centrado no paciente e no conhecimento das terapiascomportamentais. Os avaliadores recomendaram o uso da diretriz clínica na íntegra. Oconjunto dos resultados apresentam três formas de evidência: a evidência oriunda daexperiência do profissional, a evidência oriunda de evidências científicas sistematicamenteelaboradas e avaliadas e o produto final, a soma destas duas evidências, que é a diretrizclínicaAbstract: Care for the elderly with dementia, in the context of nursing homes, has presented somechallenges to gerontological nursing. The main objective is to establish a body of practicaltheoretical knowledge that meets the care demands, taking into account the reality of theelderly, the nursing staff and the nursing homes. This study aimed to answer which are thebest nursing practices for evidence-based care for the elderly with dementia in nursing homes.Its objective was to develop guidelines for nursing care for elderly people with dementia innursing homes. The methodological theoretical framework used was evidence-based practiceand knowledge translation, both comprising the approach used in this study. The research wasdeveloped using the Canadian Knowledge to Action model. The first stage took place fromJuly to September 2018 and the knowledge gaps to act upon were identified, the knowledge tobe implemented was reviewed and selected. The second stage took place from September2018 to May 2019, with the systematic review and development of the clinical guidelinebeing prepared. The third stage was carried out from March to August 2019, to assess theclinical guideline regarding its clinical and scientific dimensions, the barriers and facilitatorsfor its implementation and the quality of the clinical guideline. It was developed in a longterm institution for the elderly and the nursing team and researchers invited for the elaborationand evaluation of the clinical guideline participated in the research. The data from the firststage were analyzed using Minayo's thematic analysis, the data from the systematic reviewwere analyzed for quality and risk of bias and the data from the clinical guideline wereanalyzed using the AGREE II instrument.The results allowed the understanding of theexperiences and perceptions of nursing professionals about nursing care for the elderly withdementia that are nursing home residents. Through the collected data, it was possible to get toknow the knowledge gap about hygiene and comfort care and the episodes of aggression,agitation and resistance to care. By sharing information about care with positive results, theteam realized the importance of the individualized approach to the elderly and, from that,bonding as a therapeutic process. The data from the systematic review indicated that nonpharmacological treatment for behavioral and psychological symptoms of dementia shouldinvolve constant training of the nursing staff, based on patient-centered care and knowledgeof behavioral therapies. The evaluators recommended the use of the full guideline. The set ofresults presents three forms of evidence: evidence from professional experience, evidencefrom systematically elaborated and evaluated scientific evidence and the final product, thesum of these two evidences, which is the guideline.Alvarez, Angela MariaBrito, Fabiana de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaSiewert, Josiane Steil2021-04-12T18:32:42Z2021-04-12T18:32:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis268 p.| il., tabs.application/pdf371554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221987porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T18:32:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T18:32:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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