Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael Cleison Silva dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Leilson da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10934
Resumo: Objetivo: avaliar a eficácia de intervenções educativas baseadas em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras. Método: estudo longitudinal com enfermeiros e médicos do Hospital Estadual de Santana, Amapá, Brasil, onde realizou-se 21 entrevistas estruturadas na pré e pós-auditoria, além de intervenções educativas com “auditoria e feedback” e “diretrizes de prática clínica” recomendadas pela Cochrane collaboration para provocar mudanças no comportamento dos profissionais de saúde. Os dados foram analisados através de uma escala Likert. Resultados: houve aumento de profissionais favoráveis à recomendação de práticas obstétricas, após as intervenções educativas, com aumento significativo da sutura perineal com fio sintético absorvível e a técnica de compressa morna no períneo; menos profissionais recomendaram as intervenções obstétricas, com redução significativa da manobra de Kristeller no parto. Conclusão: as intervenções educativas proporcionaram melhoras na prática dos profissionais.  
id UNIRIO-2_085f045662b12fc2ec5ef3406a1ace5b
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/10934
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetrasParto normalAuditoria clínicaPesquisa médica translacionalObjetivo: avaliar a eficácia de intervenções educativas baseadas em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras. Método: estudo longitudinal com enfermeiros e médicos do Hospital Estadual de Santana, Amapá, Brasil, onde realizou-se 21 entrevistas estruturadas na pré e pós-auditoria, além de intervenções educativas com “auditoria e feedback” e “diretrizes de prática clínica” recomendadas pela Cochrane collaboration para provocar mudanças no comportamento dos profissionais de saúde. Os dados foram analisados através de uma escala Likert. Resultados: houve aumento de profissionais favoráveis à recomendação de práticas obstétricas, após as intervenções educativas, com aumento significativo da sutura perineal com fio sintético absorvível e a técnica de compressa morna no períneo; menos profissionais recomendaram as intervenções obstétricas, com redução significativa da manobra de Kristeller no parto. Conclusão: as intervenções educativas proporcionaram melhoras na prática dos profissionais.  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1093410.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10934Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1633-1639Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1633-1639Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1633-16392175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10934/10675https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10934/10676Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rafael Cleison Silva dosLima, Leilson da Silva2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/10934Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
title Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
spellingShingle Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
Santos, Rafael Cleison Silva dos
Parto normal
Auditoria clínica
Pesquisa médica translacional
title_short Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
title_full Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
title_fullStr Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
title_full_unstemmed Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
title_sort Translation of knowledge based on scientific evidence to improve the clinical practice of obstetricians / Translação do conhecimento baseado em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras
author Santos, Rafael Cleison Silva dos
author_facet Santos, Rafael Cleison Silva dos
Lima, Leilson da Silva
author_role author
author2 Lima, Leilson da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael Cleison Silva dos
Lima, Leilson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Parto normal
Auditoria clínica
Pesquisa médica translacional
topic Parto normal
Auditoria clínica
Pesquisa médica translacional
description Objetivo: avaliar a eficácia de intervenções educativas baseadas em evidências científicas para melhorar a prática clínica de obstetras. Método: estudo longitudinal com enfermeiros e médicos do Hospital Estadual de Santana, Amapá, Brasil, onde realizou-se 21 entrevistas estruturadas na pré e pós-auditoria, além de intervenções educativas com “auditoria e feedback” e “diretrizes de prática clínica” recomendadas pela Cochrane collaboration para provocar mudanças no comportamento dos profissionais de saúde. Os dados foram analisados através de uma escala Likert. Resultados: houve aumento de profissionais favoráveis à recomendação de práticas obstétricas, após as intervenções educativas, com aumento significativo da sutura perineal com fio sintético absorvível e a técnica de compressa morna no períneo; menos profissionais recomendaram as intervenções obstétricas, com redução significativa da manobra de Kristeller no parto. Conclusão: as intervenções educativas proporcionaram melhoras na prática dos profissionais.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10934
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10934
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10934
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10934/10675
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10934/10676
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1633-1639
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1633-1639
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1633-1639
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218886340083712