Coprodução do conhecimento na formulação de políticas públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229770 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021. |
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Coprodução do conhecimento na formulação de políticas públicasGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoPolíticas públicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa sobre a coprodução do conhecimento na formulação de políticas públicas baseia-se no conceito de coprodução e estudos em ciências políticas, recorrendo à literatura dessas temáticas como fundamentação teórica. Utiliza-se, para tanto, como cenário, o modelo de administração pública elaborado por Denhardt e Denhardt (2007), chamado de o Novo Serviço Público. O estudo visa investigar as conexões entre os fundamentos do Novo Serviço Público, defendidos por Denhardt e Denhardt (2007) e Denhardt e Catlaw (2017), o conceito da coprodução e coprodução do conhecimento e a formulação de políticas públicas, nos mais variados contextos sociais. A partir da pergunta de pesquisa, ?Quais os elementos fundamentais para a promoção da coprodução do conhecimento na formulação das políticas públicas??, teve-se como objetivo propor um modelo conceitual com os elementos facilitadores da coprodução do conhecimento na formulação de políticas públicas. O modelo proposto, sobretudo, tem por fim identificar a utilização de conhecimento nas atividades que antecedem a implementação da política pública pelo Estado, e possibilita identificar se há alguma lacuna de conhecimento que possa ser respondida pela coprodução de conhecimento. Os elementos identificados como essenciais foram divididos em quatro dimensões, as quais, ainda contemplam, cada uma delas três componentes, sendo definidos da seguinte forma: (i) governança democrática baseada no conhecimento: poder e equidade; confiança e legitimidade e accountability, transparência e responsividade; (ii) contexto da política ? formação da política pública: definição da agenda (identificação e definição do problema); identificação das alternativas (soluções potenciais) e desenho da política pública; (iii) produção do conhecimento: conhecimento individual, equipe, organizacional e social; produtividade do conhecimento e qualidade; valor para os cidadãos e crescimento; e (iv) gestão do conhecimento: apoio institucional ? liderança e cultura organizacional; memória organizacional e compartilhamento do conhecimento. Sustenta-se, com fundamento no referencial teórico utilizado, a necessidade de um trabalho contínuo de aproximação entre Estado e sociedade no desenvolvimento das ações de governo. Nessa direção, um governo transparente e accountable, permite uma maior participação social, contribuindo, desta forma, para a formulação de políticas públicas com maior probabilidade de sucesso. O instrumento proposto nessa tese alinha-se com este fundamento, permitindo avaliar em que medida a Administração Pública promove ou estimula a participação social na formulação de políticas públicas por meio da coprodução de conhecimento.Abstract: This research on the co-production of knowledge in the formulation of public policies is based on the concept of co-production and studies on political sciences, resorting to the literature regarding these themes as a theoretical foundation. For this purpose, the public administration model designed by Denhardt and Denhardt (2007), called the New Public Service, is used as a setting. The study aims to investigate the connections among the foundations of the New Public Service, advocated by Denhardt and Denhardt (2007) and Denhardt and Catlaw (2017), the concept of co-production and co-production of knowledge and the formulation of public policies, in the most varied social contexts. Based on the research question ?What are the fundamental elements to promote the co-production of knowledge in the formulation of public policies??, we aimed to propose a conceptual model with the elements that facilitate the co-production of knowledge in the formulation of public policies. The proposed model is mainly intended to identify the use of knowledge in activities that precede the implementation of public policy by the State, and makes it possible to identify if there is any knowledge gap that can be answered by the co-production of knowledge. The elements identified as essential were divided into four dimensions, which also encompass three components, each of which is defined as follows: (i) democratic governance based on knowledge: power and equity; trust/legitimacy and accountability, transparency and responsiveness; (ii) policy context ? formation of public policy: definition of the agenda (identification and definition of the problem); identification of alternatives (potential solutions) and design of public policy; (iii) production of knowledge: individual, team, organizational and social knowledge; productivity and quality of knowledge; value to citizens and growth; and (iv) management of knowledge: institutional support ? leadership and organizational culture; organizational memory and knowledge sharing. It is supported, based on the theoretical framework used, the need for continuous work to bring the State and society closer together in the development of government actions. In this sense, a transparent and accountable government allows for greater social participation, thus contributing to the formulation of public policies with greater probability of success. The instrument proposed in this thesis is in line with this foundation, allowing us to assess to what extent the Public Administration promotes or encourages social participation in the formulation of public policies through the co-production of knowledge.Bastos, Rogerio CidUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Vanessa dos2021-11-11T19:23:57Z2021-11-11T19:23:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis186 p.| il.application/pdf373687https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229770porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:23:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229770Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:23:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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