Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Camila Nart
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210396
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018.
id UFSC_ef1c2b8e840e3a2fc44e5f3a61b19790
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/210396
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de físicaFísicaFísicaAprendizagem em equipe na educaçãoAprendizagem cognitivaJogos no ensino de físicaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018.Esta dissertação propõe o desenvolvimento de um produto educacional para o Ensino de Física, onde a competição é utilizada como cenário para que surjam os elementos essenciais da aprendizagem em pares. Essa proposta, especificamente, foi elaborada para turmas do terceiro ano do ensino médio. A metodologia da aprendizagem cooperativa é aquela que além de contribuir no desenvolvimento cognitivo do aluno, também trabalha competências sociais que são inerentes ao ser, como a melhora na comunicação e na capacidade de entender o ponto de vista alheio. Para essa atividade, que apesar de também ser conhecida como aprendizagem em pares, não basta organizar os alunos em grupo, é necessário criar uma situação que desenvolva as principais características da aprendizagem cooperativista: interdependência positiva, interações face a face, responsabilidade individual, habilidades sociais e autorreflexão de grupo. Desse modo, a competição, sendo um fato social, surge como proposta de metodologia de aprendizagem cooperativista. Essa proposta pode proporcionar ao aluno experimentar o caráter lúdico dos jogos, a experimentação no ensino de física e a valorizar as competências sociais. É uma proposta que quando planejada com intencionalidade pedagógica, traz ao aluno, além do crescimento nas assimilações do conteúdo, a consciência e a preocupação com as relações sociais. Ao mesmo tempo em que trabalha o aluno, esta dinâmica também permite que o professor investigue as pré concepções dos alunos e administre o tempo de forma a intervir, quando necessário, nas assimilações do estudante.Abstract: This thesis proposes the development of an educational product for Physics Teaching, where competition is used as the setting for the essential elements of learning in pairs. This proposal, specifically, was made to high school seniors. The methodology of cooperative learning is the one which besides contributing to the students? cognitive development it also improves social skills that are inherent to the being, such as an improvement in communication and ability to understand the other person?s point of view. For this activity, although it is also known as peer learning, it is not enough to divide the students into groups, it is necessary to create a situation which develops the main characteristics of cooperative learning: positive interdependence, face to face interactions, individual responsibility, social skills e self reflection from the group. Therefore, the competition, being a social fact, appears as a proposal for a methodology for cooperative learning. This proposal can provide the student to experiment the playful nature of games, the experimentation on the physics teaching and to value the social skills. It is a proposal which when planned with pedagogical intent, gives the student, besides improvement on knowledge assimilation, awareness and concern about social interactions. At the same time that it develops the student, this joke also allows the teacher to investigate the preconceptions of the students and to manage time to intervene in some way, when needed, on the student?s assimilations.Jasinski, Éverton FabianUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Camila Nart2020-08-19T19:52:27Z2020-08-19T19:52:27Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf362074https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210396porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-19T19:52:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/210396Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-19T19:52:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
title Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
spellingShingle Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
Gonçalves, Camila Nart
Física
Física
Aprendizagem em equipe na educação
Aprendizagem cognitiva
Jogos no ensino de física
title_short Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
title_full Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
title_fullStr Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
title_full_unstemmed Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
title_sort Jogos de competição como cenário de aprendizagem cooperativa no ensino de física
author Gonçalves, Camila Nart
author_facet Gonçalves, Camila Nart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jasinski, Éverton Fabian
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Camila Nart
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Física
Aprendizagem em equipe na educação
Aprendizagem cognitiva
Jogos no ensino de física
topic Física
Física
Aprendizagem em equipe na educação
Aprendizagem cognitiva
Jogos no ensino de física
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-08-19T19:52:27Z
2020-08-19T19:52:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362074
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210396
identifier_str_mv 362074
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652247965368320