A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Bruna Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167144
Resumo: Ramos, Bruna Lima. A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945). Bruna Lima Ramos. Guarulhos, 2016. 98f + anexos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2016.
id UFSC_ef45f2a534616008662662e8861ec010
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167144
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)Ensino primárioRelatórios de EnsinoSaberes elementares matemáticosPedagogia CientíficaSão PauloRamos, Bruna Lima. A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945). Bruna Lima Ramos. Guarulhos, 2016. 98f + anexos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2016.Esta pesquisa de mestrado acadêmico teve por objetivo compreender as transformações que a Pedagogia Científica trouxe ao cotidiano escolar paulista. Tais mudanças foram estudadas considerando-se uma renovação pedagógica proposta ao período e os saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares,os quais ocasionaram em uma nova cultura escolar, a partir da análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino de São Paulo. A questão que guiou o estudo foi: quais representações foram construídas sobre o impacto da pedagogia científica relativamente aos saberes elementares matemáticos no curso primário paulista, analisadas nos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo? O período de 1930 a 1945 justifica-se pois é referente ao início da instituição dos relatórios de ensino no estado paulista, e a data final do relatório encontrado como fonte de pesquisa. Baseando-se nos conceitos da História Cultural, confrontamos as práticas de ensino representadas nesses documentos por meio das narrativas dos delegados de ensino. Desse modo, foi-nos possível elaborar uma narrativa histórica a partir das noções de representação e de apropriação por Roger Chartier (2002; 2009), de cultura escolar por Dominique Julia (2001) e de estratégias e táticas por Michel De Certeau (2014). A análise feita nos levou a crer que os relatórios possuíam uma escrita condizente com a renovação pedagógica proposta pela Pedagogia Científica, entretanto, as práticas lidas nas entrelinhas dos relatórios pareciam não estarem tão vinculadas ou satisfatórias como se pretendia a essa renovação; além disso, tem-se a matematização da pedagogia lida na utilização da estatística para a criação de dados escolares comparativos. Os relatos e discussões relativos aos saberes elementares matemáticos apareceram de forma modesta nesses documentos, considerando que os delegados de ensino não tinham uma expertise para elaborar cálculos estatísticos mais avançados, porém ainda assim foi possível analisá-los quanto às transformações que acarretaram em uma nova cultura escolar, no ensino primário paulista do período.Valente, Wagner RodriguesRamos, Bruna Lima2016-09-05T21:14:18Z2016-09-05T21:14:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167144porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-05T21:15:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167144Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-05T21:15:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
title A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
spellingShingle A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
Ramos, Bruna Lima
Ensino primário
Relatórios de Ensino
Saberes elementares matemáticos
Pedagogia Científica
São Paulo
title_short A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
title_full A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
title_fullStr A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
title_full_unstemmed A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
title_sort A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945)
author Ramos, Bruna Lima
author_facet Ramos, Bruna Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Bruna Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino primário
Relatórios de Ensino
Saberes elementares matemáticos
Pedagogia Científica
São Paulo
topic Ensino primário
Relatórios de Ensino
Saberes elementares matemáticos
Pedagogia Científica
São Paulo
description Ramos, Bruna Lima. A Pedagogia Científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: uma análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do estado de São Paulo (1930-1945). Bruna Lima Ramos. Guarulhos, 2016. 98f + anexos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-05T21:14:18Z
2016-09-05T21:14:18Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167144
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652392414052352